O que é Warren Buffett?

O mundo está cheio de investidores. No entanto, poucos são os que de fato conseguiram alcançar um sucesso astronômico e reconhecido por todos, tal como Warren Buffett.

Warren Buffet é visto como um exemplo a ser seguido, como um guru para quem quer aprender a investir. Sua trajetória de vida é uma inspiração para todos os investidores.

Conhecer sobre a Vida de Warren Buffet e como ele conseguiu se tornar um bilionário com muito foco, inteligência e estratégia, pode ajudar quem quer começar a investir.

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett é um mega investidor bilionário, presidente da Berkshire Hathaway, que nasceu em 30 de Agosto de 1930, em Omaha, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos.

Desde criança Warren demonstrou interesse em ganhar e guardar dinheiro, tendo também um bom tino empreendedor, sempre criando ideias para ganhar um trocado.

Seu pai, uma grande influência em sua vida, era corretor da bolsa de valores, e eventualmente um congressista. O que fez com que se mudassem para Washington.

Já o interesse pela bolsa de valores é algo que veio desde criança, quando após uma viagem para Nova Iorque, fez questão de visitar a NYSE.

Em 1950, no alto de seus 19 anos, Buffet concluiu a universidade tornando-se bacharel em Administração pela Universidade Nebraska-Lincoln.

Trajetória do Warren Buffett

Ao longo de sua vida Warren Buffett foi sócio de várias empresas e fundador de algumas. Ganhou dinheiro investindo em diversos nichos diferentes de atividades.

Nos anos 50, por exemplo, fundou a Buffett Partnership. Ltd., uma empresa de investimentos sediada em Omaha, que iniciou com apenas três sócios.

Logo a empresa começou a crescer e, no mesmo ano em que ele comprou a sua casa de 5 cômodos na qual ele reside até hoje, a empresa já possuía cinco sócios.

Esse crescimento continuou até Buffet se tornar um milionário no meio da década de 60. Ao final da década, com o capital que juntou, virou sócio-controlador da Berkshire Hathaway.

Warren Buffet e a Berkshire Hathaway

Diferentemente do que muitos podem pensar, Warren Buffet não é o fundador da Berkshire Hathaway, apenas o seu presidente há muitas décadas.

A empresa, na realidade, existe desde o século XIX, sendo inicialmente uma companhia voltada à área de fabricação têxtil, diferente do que ela viria a se tornar no futuro.

O controle da companhia, no entanto, só passou às mãos do Warren Buffet em 1970, quando ele se tornou o sócio majoritário da companhia e trocou os seus administradores.

Buffett vinha adquirindo ações da empresa desde 1962, por conta do desentendimento que ele andava tendo com a família Straton, que era quem geria a companhia.

Assim que assumiu a companhia, ele começou a expandir as áreas de atuação da empresa, adquirindo outras empresas para o seu portfólio.

A atividade voltada à produção têxtil foi mantida inicialmente, mas em 1985 ela foi finalmente encerrada para que a empresa pudesse focar em seus outros negócios.

Vale destacar que a Berkshire Hathaway, no comando de Buffet, tornou-se uma das maiores empresas do planeta. Em 2007 foi eleita como a empresa mais respeitada do mundo.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.