Existem muitas decisões financeiras ruins que levam o investidor a ser pego no viés fuga do arrependimento que se trata de um viés cognitivo muito comum.

O fato é que o investidor é um ser humano como outro qualquer, e ele também passa por problemas emocionais, sente-se inseguro, enganado ou incapaz de reconhecer um erro.

Entretanto, ser incapaz de reconhecer que está errado é uma atitude que pode levar a muitos problemas em todas as áreas da nossa vida, incluindo a financeira.

O que é viés fuga do arrependimento?

O viés fuga do arrependimento, também chamado de aversão ao arrependimento, é um viés cognitivo que faz com que as pessoas se mantenham firmes em decisões erradas.

Isso inclui desde investimentos que estão dando mais prejuízo do que lucro e cuja previsão é de que continue dando prejuízo, até no que tange relacionamentos pessoais.

O fato é que quando alguém é pego nesse viés, ela se encontra incapaz de retroagir, de admitir o erro e desistir de sua posição, pois ela já investiu muito tempo e dinheiro.

As consequências do viés fuga do arrependimento

As principais consequências de ser pego por esse viés, de um ponto de vista financeiro, pode ser exemplificado com algumas situações:

  • Quando o investidor tem ações de uma empresa que só vem se desvalorizando, mas insiste em não liquidar a posição, apesar de todas as análises sugerirem isso;
  • Quando o administrador insiste em continuar gerindo um negócio cujo prejuízo é maior que o lucro e não há como reverter isso;
  • Quando um consumidor gasta mais dinheiro com a manutenção de um bem ruim, como um carro que dá problemas, do que o valor do próprio bem.

Em ambos os casos, as pessoas pegas pelo viés fuga de arrependimento se recusam a mudar de opinião, pois assim teriam que reconhecer que perderam dinheiro e tempo.

A grande questão que a maioria dessas pessoas não entendem, é que não importa o quanto de recursos foram investidos, algumas coisas estão além do nosso controle.

No pior dos casos, uma pessoa que caiu nesse viés, pode acabar perdendo tudo, simplesmente porque não querem reconhecer que perdeu um pouco.

Em algumas situações, essas pessoas investem mais dinheiro na manutenção de uma decisão financeira ruim do que jamais poderiam recuperar.

Como evitar o viés fuga do arrependimento?

Certamente que não é possível evitar cometer erros. Todo mundo erra, porque todo mundo é humano, e o mundo é lugar cheio de dados os quais nem sempre temos acesso.

Entretanto, não é impossível errar menos, basta tomar decisões programadas e guiadas por uma estratégia lógica e responsável, o que é algo que a maioria das pessoas não faz.

No caso de gerir um negócio é fundamental ter e seguir um plano de negócios, que é um documento importante que descreve todas as ações que a empresa deve tomar.

Por outro lado, ao se fazer um investimento, é essencial analisar todas as características dele, de preferência usando metodologias de análise.

Investir sem estar a par dos dados sempre será uma decisão ruim, pois a pessoa ficará à mercê da sorte, que nem sempre poderá beneficiá-la.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados