Escrito por:

Marjoel Moreira

Venture Capital (ou capital de risco) é uma forma de financiamento de empresas que ainda estão em fase inicial e que possuem um grande potencial de crescimento, mas que ainda não possuem acesso ao mercado de capitais ou a outras fontes tradicionais de financiamento.

Os investidores de venture capital fornecem capital em troca de uma participação acionária na empresa, geralmente em estágios iniciais da empresa, quando o risco é alto e a empresa ainda não tem histórico de receita ou lucro. Os investidores de venture capital, geralmente, são fundos de investimento ou empresas especializadas em investimentos de capital de risco.

O objetivo do capital de risco é fornecer o capital necessário para a empresa crescer e atingir seu potencial de mercado, ao mesmo tempo em que os investidores procuram obter um retorno financeiro significativo sobre seus investimentos. Muitas vezes, os investidores de venture capital também oferecem orientação estratégica e acesso a uma rede de contatos para ajudar a empresa a crescer e alcançar o sucesso.

As empresas que recebem investimentos de venture capital geralmente são startups de tecnologia ou empresas com modelos de negócios inovadores que têm o potencial de se tornarem líderes em seus mercados. Elas geralmente buscam investimentos de venture capital para financiar a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, a expansão geográfica ou a contratação de pessoal chave para a empresa.

Embora o capital de risco possa fornecer um financiamento crítico para empresas em fase inicial, ele também apresenta riscos significativos para os investidores, já que muitas startups falham e não conseguem gerar lucro suficiente para recompensar seus investidores. Por isso, os investidores de venture capital geralmente têm uma abordagem seletiva e rigorosa na escolha das empresas que recebem investimentos.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados