Underwriting, traduzindo para o português "subscrição" ou "subscrição de riscos", é o processo pelo qual uma instituição financeira ou seguradora avalia o risco e determina a viabilidade de assumir a responsabilidade financeira por um determinado investimento ou seguro.
Durante o processo de underwriting, a instituição financeira ou seguradora analisa uma série de fatores, como a saúde financeira do tomador de risco, sua capacidade de pagamento e a natureza do investimento ou seguro em questão. Com base nessas informações, a instituição financeira ou seguradora pode decidir aceitar ou recusar a solicitação de investimento ou seguro, ou ajustar os termos do investimento ou seguro para limitar o risco.
O underwriting é um processo importante para as instituições financeiras e seguradoras, pois ajuda a limitar o risco de perda financeira ao assumir responsabilidade por um investimento ou seguro. Ao avaliar cuidadosamente os riscos associados a cada solicitação, as instituições financeiras e seguradoras podem proteger seus próprios ativos financeiros e garantir que seus clientes estejam tomando decisões financeiras responsáveis e sustentáveis.