Subscrição é um termo utilizado no mercado financeiro para se referir ao processo de compra de ações de uma empresa que está realizando uma oferta pública de ações (IPO - Initial Public Offering) ou uma oferta subsequente de ações.
Nesse processo, os acionistas da empresa têm o direito de adquirir novas ações emitidas pela empresa por um preço pré-determinado. Isso significa que, ao realizar a subscrição, os acionistas podem aumentar sua participação na empresa e, consequentemente, aumentar sua exposição aos seus lucros e prejuízos.
A subscrição geralmente é realizada em um período de tempo limitado, estabelecido pela empresa que está realizando a oferta de ações. Os acionistas são informados sobre a oferta de ações e o preço de subscrição, e podem decidir se desejam ou não comprar as novas ações.
A subscrição é uma maneira de as empresas levantarem capital para financiar seus projetos de expansão ou investimentos. Ela também pode ser uma forma de as empresas reduzirem sua dívida, vendendo ações para pagar seus empréstimos.
Os acionistas que decidem não realizar a subscrição não perdem suas ações já existentes na empresa. No entanto, caso optem por não participar da subscrição, a participação dos acionistas na empresa pode ser diluída, uma vez que a empresa emitiu novas ações para os acionistas que participaram da oferta.