Small Caps são as empresas com o menor valor de mercado e movimentação financeira que estão em condições de terem o seu capital aberto na bolsa de valores.
Para classificar uma empresa com esse termo, no entanto, é importante observar os seguintes fatores:
- Faturamento anual deve ficar entre 500 milhões e 5 bilhões de reais;
- O seu valor de mercado deve ser de 300 milhões a 2 bilhões de reais;
- Volume de negociação das ações menor que 50 milhões de reais por dia.
Geralmente, empresas cujo valor da ação estejam sendo negociados a menos do que 1 real ou próximo desse valor, também são Small Caps, além de serem Penny Stocks.
Entretanto, a precisão desses valores pode não ser a melhor, visto que é necessário também analisar a cotação do dólar, que é a moeda pela qual as empresas são avaliadas.
Nos Estados Unidos, por exemplo, Small Caps são empresas que têm um valor de mercado inferior a 1 bilhão de dólares.
Small Caps e o valor de mercado
O que define principalmente se uma empresa é uma Small Cap ou não é o seu valor de mercado. O valor de mercado, entretanto, é definido por uma série de fatores.
Primeiramente, há as questões financeiras e fiscais, ou seja, o tamanho do faturamento da empresa e o valor dos ativos em seu nome, como imóveis, máquinas e etc.
Por outro lado, questões subjetivas, como a governança corporativa e o impacto social que a empresa possui na sua comunidade ou sociedade, também influenciam.
Dependendo do tipo de atividade que a empresa exerça, ela pode ser vista como muito atrativa por investidores pessoa física e institucionais.
Esse potencial latente, então, pode fazer com que ela consiga muitos financiadores, que se tornarão investidores o que, por sua vez, aumentará ainda mais o seu valor de mercado.
Mid Caps e Large Caps
Além das Small Caps também existem outras classificações populares, como as Mid Caps e as Large Caps, que são novamente definidas pelo seu valor de mercado.
De forma geral, Mid Caps são empresas intermediárias, com um valor de mercado entre 2 e 10 bilhões de reais. Já as Large Caps superam os 10 bilhões de reais em valor de mercado.
Vale a pena investir em Small Caps?
Nem todas as empresas Small Caps são boas oportunidades de investimento, apesar de ser isso o que muitos entendem. É necessário sempre fazer uma análise mais profunda.
Small Caps podem ser empresas iniciantes, com uma operação diferenciada e um plano de negócios bem definido e responsável, ou simplesmente uma empresa mal administrada.
Ser ou não uma Small Cap tem a ver apenas com valor de mercado. Para decidir um investimento, pode ser interessante usar a Análise Fundamentalista ou Análise Técnica.