O que é Setor Terciário (Empresas)?

Escrito por:

Marcilio Lima

O setor terciário representa o ramo de empresas mais jovens e inovadoras do mercado, sendo responsável pela maior parte da economia mundial hoje.

Um dos pontos principais desse setor é o seu potencial de escalabilidade, que é bastante grande. Também se trata do segmento de empresas mais concorrido.

Entender as características do setor terciário pode ajudar o empreendedor ou o consumidor a compreender melhor os seus processos operacionais e custos.

O que é o setor terciário?

O setor terciário pode ser entendido como a parte da economia que se destina a prestação de serviços ou no varejo, que vende itens para o dia a dia.

Geralmente estas empresas são menores e precisam de um capital inicial menor para começarem a funcionar. Muitas inclusive podem funcionar sem um local físico.

Hoje em dia o setor terciário é um dos que mais emprega, só que, diferente do setor secundário, este pode ser estruturado de maneira menos custosa.

Por outro lado, o setor terciário é totalmente dependente dos bens produzidos pelo setor secundário, o que inclui desde equipamentos até imóveis.

Exemplos do setor terciário

Diferente do setor primário e secundário cujas atividades podem ser resumidas em criação, extração e industrialização, o setor terciário possui uma grande variedade.

Alguns exemplos de atividades classificadas como setor terciário:

  • Turismo: Todas as atividades relacionadas a conhecer um local novo, desde logística de transporte a venda de itens;  
  • Serviços bancários: Guardar dinheiro, oferecimento de empréstimos, auxílio com investimentos e etc;
  • Restaurantes e bares: Qualquer estabelecimento que ofereça serviços de alimentação para as pessoas; 
  • Empresas de consultoria: Consultoria e assistência podem ser oferecidas a qualquer tipo de negócio ou empresa.

Vale destacar que todas as atividades intelectuais, como escrever livros, artigos, criar música e arte no geral, são pertencentes ao setor terciário.

Evolução do setor terciário

O setor terciário foi o último a se desenvolver, dado que os setores primários e secundários tinham uma aderência melhor em uma sociedade menos complexa.

No entanto, após o período de industrialização e o desenvolvimento das tecnologias diversas, a economia mundial gradualmente se direcionou aos serviços e comércio.

Isso aconteceu porque o setor primário passou a precisar de cada vez menos mão de obra, graças ao maquinário pesado que fazia o serviço de centenas de pessoas.

O setor secundário, apesar de reter uma importância significativa, com o uso de ferramentas diversas vem se robotizando e necessitando de menos recurso humano.

Já o setor terciário cria inúmeras oportunidades de trabalho, pois sua principal função é suprir as necessidades diárias e cotidianas da sociedade, o que sempre está evoluindo.

A importância do setor terciário

Quando analisamos apenas a economia, o setor terciário hoje é o que mais emprega, se desenvolve e impacta a sociedade como um todo.

Apenas no Brasil, o setor terciário representa por volta de 70% do PIB (Produto Interno Bruto), superando até mesmo o setor primário, que é altamente desenvolvido no país.

A tendência, no fim das contas, é de que o setor terciário se torne cada vez mais preponderante com o desenvolvimento tecnológico humano.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.