Escrito por:

Marjoel Moreira

Apesar do nome diferente, a utilização deste seguro é bastante simples. Ele serve para pagar prestações de serviços ou produtos adquiridos anteriormente.

A partícula “presta”, é abreviação de prestação, enquanto “mista”, diz respeito a ela ter uma utilidade abrangente, servindo para custear diversos tipos de contas e dívidas.

Alguns exemplos da utilização do seguro prestamista, são:

  • Pagar o financiamento de veículo;
  • Quitar empréstimo pessoal e consignado;
  • Cobrir o valor do cheque especial;
  • Pagar as parcelas do cartão de crédito;
  • Contribuir com a mensalidade do consórcio;
  • Não deixar o condomínio atrasar;
  • Entre outros usos.

Vale ressaltar que, apesar de sua grande utilidade, este seguro não pode ser usado para quitar prestações de financiamento de imóvel, pois para isso existe o Seguro Habitacional.

Como funciona o seguro prestamista?

Para acionar o seguro prestamista primeiro é necessário que se configure uma situação de perda de renda do segurado, seja por demissão ou por outra razão.

Então, basta entrar em contato com o segurador, comprovar a incapacidade financeira de quitar suas contas e, se houver a cobertura no contrato, o seguro é acionado.

Geralmente o prazo para a análise da situação e para o pagamento da indenização, após o envio da comprovação documental, é de 30 dias.

Assim como qualquer outro tipo de seguro, o seguro prestamista também funciona mediante o pagamento de uma mensalidade cujo valor deve ser acordado no contrato.

Características do seguro prestamista

O seguro prestamista, apesar de ser uma modalidade de seguro, ele não é contrato diretamente com uma seguradora, e sim com os seus parceiros.

O usual é que este seguro seja oferecido por um banco. Isso acontece para que o valor possa ser pago junto da prestação ou parcela, ou ser descontado da folha de pagamento.

Caso seja do interesse do segurado e caso ele tenha condições financeiras, o pagamento do seguro pode ser feito todo de uma vez só.

Caso o segurado desista do seguro, ainda existe a possibilidade do valor proporcional ao que ainda não foi usado, seja ressarcido, algo que não acontece em outros seguros.

Em todo caso, é muito importante verificar as condições do contrato para se certificar de que o seguro irá cobrir todas as necessidades do segurado.

Benefícios do seguro prestamista

Contratar um seguro prestamista pode ser muito benéfico para quem quiser se organizar financeiramente com o intuito de não precisar se preocupar com eventualidades.

Também pode ser visto como uma vantagem a fornecedores e empresas no momento de ofertar um serviço ou vender algo para alguém, pois se reduz a inadimplência.

Por fim, um seguro prestamista garante a segurança financeira de não precisar acumular dívidas que poderiam afetar diretamente a qualidade de vida do indivíduo.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados