O seguro empresarial é uma modalidade de seguro que serve para proteger o patrimônio de uma empresa, tanto os seus bens físicos quanto a sua estrutura.
Geralmente, esse tipo de proteção é válida principalmente em situações como:
- Incêndios;
- Roubos;
- Explosões;
- Enchentes;
- Tudo que estiver previsto no contrato.
Inclusive, vale ressaltar este último ponto, pois é muito importante averiguar no contrato com a seguradora exatamente todas as situações que serão cobertas.
O segurado, por sua vez, pode acionar os serviços do seguro a qualquer momento do dia, sendo que este deve funcionar 24 horas por dia.
Cobertura do seguro empresarial
Geralmente o seguro empresarial cobre equipamentos e danos a estrutura da empresa. Inclusive, podem haver seguros específicos para equipamentos específicos.
Desastres naturais, por exemplo, são uma das situações mais comumente cobertas pelos seguros. Afinal de contas, na maioria das vezes trata-se de uma situação imprevista.
Falhas advindas do imóvel em que a empresa esteja localizada, como vazamentos ou panes elétricas também são situações comuns na qual é possível acionar o seguro.
Por outro lado, também é importante destacar que o seguro pode ser acionado situações menos típicas (a depender do contrato), como por exemplo:
- Caso a empresa fique sem lucrar por um período de 6 a 12 meses;
- Caso o aluguel atrase por um período de 6 a 12 meses;
- Para pagar despesas fixas entre 6 a 12 meses.
Que empresas podem ter um seguro empresarial?
Apesar do seguro empresarial, como o próprio nome informa, ser destinado a empresas, podem haver alguns ramos de negócio um pouco mais difíceis de serem segurados.
Alguns pontos muito importantes que precisam ser analisados, por exemplo, é o porte da empresa, ou seja, o seu tamanho, e qual é o seu ramo de atuação.
Sociedades empresárias que geralmente possuem um volume maior de circulação de pessoas são praticamente obrigadas a terem um seguro, por causa do seu fluxo.
Entre os exemplos mais comuns, podemos citar:
- Escolas;
- Restaurantes;
- Hotéis;
- Consultórios médicos;
- Shoppings;
- Casas noturnas.
Importância do seguro empresarial
Um bom administrador de empresa reconhece a importância de ter um seguro empresarial para o seu negócio, pois sabe que esse investimento se paga facilmente.
Se as contas forem feitas corretamente, gasta-se muito menos contratando um seguro do que tentar resolver uma determinada situação usando recursos próprios.
Isso sem contar que seguros podem ter uma resposta mais imediata e certeira, abrangendo todos os gastos pertinentes ao imprevisto.
Também é importante destacar que quando uma empresa se organiza para pagar um seguro ela se torna muito mais financeiramente consciente.