O que é Segurança Financeira?

Você sabe o que é segurança financeira? Isso é o que as pessoas almejam quando buscam um padrão de vida mais confortável, liberdade e independência.

No entanto, a maioria dos indivíduos não sabe onde começar. Alguns até sabem, mas lhes falta disciplina ou oportunidades. Há muitas coisas relacionadas à segurança financeira.

Ter uma vida com segurança financeira nem sempre é uma tarefa fácil, dependendo do seu ponto de partida, mas é algo que a maioria das pessoas gostaria de ter.

Como atingir a segurança financeira?

Muitas pessoas pensam simplesmente que para atingirem a segurança financeira tudo que elas precisam fazer é economizar dinheiro, ou gastar menos do que ganham.

Esse princípio básico é, claro, muito importante. Entretanto, ele trata-se apenas de uma parte do que precisa ser feito para atingir ter uma vida mais tranquila.

A outra parte se resume nos investimentos. Para se ter uma vida financeiramente estável é necessário investir, de forma inteligente e com disciplina.

Existem muitos tipos de investimento para diferentes perfis de investidores. Conhecer o seu perfil de investidor, por conseguinte, é uma ótima forma de começar.

Dicas para organizar as suas finanças

Alcançar a segurança financeira é um processo que pode levar tempo, mas precisa ser iniciado em algum momento. Veja a seguir algumas dicas para iniciar essa jornada.

1º Dica: Faça um orçamento mensal

A melhor forma de controlar os seus gastos, criar segurança financeira e não se deixar levar pelo impulso é determinando um orçamento mensal que você pode utilizar.

Talvez, dependendo do seu nível de disciplina, a princípio você acabe não respeitando o limite imposto. Todavia, quando você fizer as contas, você verá o resultado.

Com o tempo a sua consciência irá lhe cobrar para ser uma pessoa mais responsável com o seu orçamento e os benefícios logo poderão ser vistos.

2º Dica: Use um aplicativo para controle financeiro

Hoje em dia a tecnologia pode ser um forte aliada na organização das nossas finanças. De fato, não faltam aplicativos, muitos gratuitos, que podem auxiliar uma pessoa a economizar.

Com uma rápida pesquisa na internet é possível achar dezenas de soluções, tanto para controlar as nossas finanças pessoais como também as dos nossos negócios.

3º Dica: Faça investimentos de longo prazo

Um dos grandes problemas das pessoas é não saber como guardar dinheiro. Muitos gastam quase tudo que ganham imediatamente no momento em que recebem.

Outros gostam de apostar o dinheiro em investimentos que prometem ótimos retornos em um prazo curto de tempo, mas que estão longe de garantir segurança financeira.

A melhor forma de guardar dinheiro é por meio de investimentos de longo prazo. E há muitas opções na renda fixa de investimentos com bons retornos.

Porém, é importante lembrar que investimentos de longo prazo significam que o dinheiro ficará guardado pelo menos por alguns anos.

Qualquer um pode ter segurança financeira

Apesar de a jornada de cada indivíduo ser diferente, a segurança financeira é algo que todos podem ter, contanto que a pessoa comece a agir de acordo com a sua realidade.

Isso porque, uma pessoa com uma renda menor não pode esperar que vai conseguir economizar o mesmo que uma pessoa com uma renda maior.

Mas isso não significa que ela não possa economizar também. O importante é começar, mesmo que aos poucos.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.