Escrito por:

Marcilio Lima

Um seguro D&O (Directors & Officers) é um tipo de seguro criado e pensado exclusivamente para atender grandes executivos e administradores de empresas.

No entanto, não são todos os executivos que conhecem esse tipo de seguro, sendo mais comum apenas entre aqueles que comandam empresas maiores.

Por outro lado, se o empresário quiser mitigar os seus riscos e ter mais segurança para assumir as suas responsabilidades, ele pode apostar nessa solução.

O que é seguro D&O?

O seguro D&O é uma espécie de apólice de seguro criada especificamente para proteger os grandes executivos de grandes empresas.

No mundo empresarial tudo que acontece com uma empresa, ainda mais as situações ruins, tem a sua responsabilidade diretamente atrelada aos administradores.

Entretanto, nem sempre os problemas que surgem são diretamente responsabilidade dos executivos, em alguns casos pode até acontecer uma indução ao erro.

No entanto, isso não importa muito, pois são os administradores que assinam os documentos, que aprovam a contabilidade e tantas outras decisões importantes.

Decisões que, muitas vezes, afetam a vida de outras pessoas, o que inclui desde funcionários até comunidades de pessoas que dependem da empresa.

Situações comuns cobertas pelo seguro D&O

Toda a cobertura oferecida por esse seguro serve apenas para resguardar a integridade e imagem de executivos, não cobrindo os danos causados a terceiros.

Por isso, existem algumas situações muito comuns às quais grande parte dos executivos de grandes empresas estão sujeitas. Veja algumas delas a seguir.

Contra-acusações

Quando uma pessoa ocupa um cargo muito importante ela acaba sendo visada por muitas outras pessoas, que podem ter interesses genuínos ou não em fazer acusações.

Uma acusação a um grande executivo não precisa ser calcada em fatos para que gere estragos e traga prejuízos ao executivo e à própria empresa.

No caso, as acusações infundadas são as difamações, e um seguro D&O pode cobrir os custos de ter que respondê-las.

Resguarde durante investigações

Cada vez mais investigações são comuns entre grandes empresas graças aos esforços contínuos da lei, e os seus efeitos, muitas vezes, podem ser devastadores.

Quaisquer prejuízos financeiros causados por essas investigações aos executivos, por conseguinte, pode ser ressarcido por meio de um seguro D&O.

Consequências de tomadas de decisão

A responsabilidade das decisões tomadas pela diretoria de uma empresa são muito grandes, e portanto, nem sempre é possível calcular as suas consequências.

Em muitos casos os executivos de grandes empresas são acusados de mal feitos por terem sido omissos. Um seguro D&O também cobre esse tipo de situação.

Como funciona um seguro D&O?

Um seguro D&O é muito semelhante a um seguro de responsabilidade civil, com a diferença de que ele protege os executivos contra danos ao seu patrimônio.

Geralmente quem contrata este seguro é o conselho da empresa, que pode fazer a contratação para todos os executivos ou apenas parte deles.

Cada seguradora, todavia, oferece suas próprias condições, o que inclui estipular as condições de sinistro e o valor que será pago pela indenização.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados