O que é Renda Passiva?

Existem dois tipos de investidores. Aqueles que querem ganhar muito dinheiro rapidamente. E aqueles que simplesmente querem buscar viver de renda passiva.

Diferentemente de quem investe como uma espécie de aposta, tentando encontrar o próximo ativo que irá valorizar muito, os investidores a longo prazo não tem pressa.

No entanto, não significa que viver de renda passiva seja uma tarefa fácil. É necessário muito foco, conhecimento e, principalmente, investimentos diversificados.

O que é renda passiva?

Renda passiva é toda renda que é gerada automaticamente e que pode ser advinda de diferentes fontes, seja em produtos de renda fixa ou renda variável.

A passividade da renda diz respeito a sua geração de forma previsível e recorrente todos os meses, semestres ou anos, sem que o investidor precise fazer nada. 

O valor gerado pela renda passiva, por sua vez, tende a aumentar de acordo com o tamanho do investimento. Ou seja, novos aportes vão gerar mais retornos.

Renda passiva e renda fixa

Há quem pense que a renda passiva só seja possível com renda fixa, mas isso está errado. Por outro lado, há vários ativos de renda fixa que geram renda passiva.

O que acontece é que a renda fixa, diferente da renda variável, procura de modo geral, remunerar o investidor com juros, e não com valorização dos ativos.

Muitos ativos da renda fixa tratam-se de empréstimos que o investidor faz a uma empresa privada, um banco ou ao governo, em troca de juros mensais, semestrais ou anuais.

Em outras palavras, na renda fixa o investidor não tem o objetivo de comprar um ativo para revendê-lo, e sim para permanecer com ele, muitas vezes por vários anos.

Investidor a longo prazo e renda passiva

O investidor que busca viver de renda passiva muito provavelmente tem o perfil de investidor conservador e gosta de investir pensando no longo prazo.

Isso significa que esse investidor planeja os seus investimentos pensando em ter um patrimônio formado para quando ele ficar mais velho, para não precisar mais trabalhar.

Também há o objetivo secundário de não precisar depender do governo por meio de benefícios assistenciais ou mesmo a aposentadoria.

Investimentos a longo prazo, por sua vez, são aqueles feitos pensando no retorno futuro, o que inclui desde fazer parte da sociedade de uma empresa até aplicações bancárias.

Vale ressaltar que é importante que o investidor adquira conhecimento antes de investir. No caso de ações, vale a pena aprender sobre a Análise Fundamentalista.

Como obter renda passiva?

Por fim, para obter renda passiva é necessário investir. As opções de investimento que podem gerar renda passiva são variadas, mas as mais comuns são:

  • CDB;
  • Tesouro Direto;
  • Fundos de Investimento;
  • Aluguel de casas ou salas comerciais;
  • Dividendos de ações;
  • Debêntures;
  • Royalties de direitos autorais;
  • Entre outros.

O investidor que quer realmente viver apenas da renda gerada pelos seus investimentos, precisa investir no maior número possível de fontes de renda passiva.

A diversificação, por si só, já é uma estratégia fundamental que qualquer um que investe o seu dinheiro precisa levar em conta. Depender apenas de uma única fonte de renda é ruim.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.