Rating é uma classificação dada a empresas ou governos que indica sua capacidade de honrar dívidas e obrigações financeiras. Essa classificação é determinada por agências de rating, como a Moody's, S&P Global e Fitch Ratings.
As agências de rating avaliam a saúde financeira das entidades que desejam emitir títulos ou outros instrumentos financeiros e emitem uma classificação que indica o grau de risco associado ao investimento. As classificações variam de acordo com a agência, mas geralmente seguem uma escala que vai de AAA (mais alta qualidade) até D (inadimplência).
As empresas ou governos que possuem classificações mais altas são considerados mais seguros para investir e têm mais facilidade para emitir títulos de dívida. Já aqueles que possuem classificações mais baixas são considerados mais arriscados e podem ter que oferecer maiores taxas de juros para atrair investidores.
É importante lembrar que as classificações de rating não são uma garantia de retorno e que todo investimento envolve algum grau de risco. No entanto, as classificações de rating podem ser uma ferramenta útil para avaliar a saúde financeira de empresas ou governos e tomar decisões de investimento informadas.