O que é Produto Interno Bruto (PIB)?

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dado socioeconômico que pode ser utilizado para analisar a qualidade da economia de um país.

Apesar de ser uma informação muito relevante, muitas pessoas ainda não compreendem exatamente o que significa o PIB e como ele pode influenciar os rumos de um país.

Todavia, é importante destacar que apesar da sua importância, existem estudiosos que acham o PIB um dado econômico limitado e incompleto.

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto, PIB, pode ser entendido como a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região determinada.

Por mais que o comum seja ver o PIB sendo utilizado para mensurar a riqueza dos países, ele também pode ser usado em regiões mais delimitadas, como cidades e até bairros.

Vale destacar que o PIB não considera os bens de consumo intermediários, pois o seu valor já está agregado ao bem de consumo final, e poderia ocorrer uma distorção no resultado.

Cálculo do PIB

O cálculo do PIB é feito considerando três visões: a da despesa, a da oferta e a do rendimento. Veja como cada uma delas funciona:

  • PIB sobre despesa: calculado a partir de despesas feitas por agentes econômicos em bens e serviços para utilização final;
  • PIB sobre oferta: calculado com base no valor gerado por cada empresa que opera dentro de uma economia;
  • PIB sobre rendimento: calculado por meio de fatores produtivos distribuídos pelas empresas.

Vamos ver agora as fórmulas que são utilizadas para cada uma delas:

  • Fórmula PIB sobre despesa: C (Consumo Privado) +G (Consumo Público) + I (Despesas de emp. em investimento) + X (Exportações) - M (Bens Importados)
  • Fórmula do PIB sobre oferta: ΣVAB + (Impostos - Subsídios) sobre o consumo
  • Fórmula do PIB sobre rendimento: Remuneração do trabalho + Excedente Bruto de Exploração
  • PIB Nominal e PIB Real

Quando falamos em PIB, também é bastante comum ouvir que existe o PIB Nominal e o PIB Real. Apesar de ambas funcionarem da mesma forma, elas usam dados diferentes.

No caso do PIB Nominal, este é calculado com base no valor atual com que os produtos ou bens de serviço foram produzidos e comercializados, ou seja, incluindo a inflação.

O PIB Real, por outro lado, é calculado com base em preços constantes, ou seja, no valor real dos bens, usando um ano-base para o cálculo, desconsiderando a inflação.

Geralmente as análises mais sérias fazem uso do PIB Real, que leva em conta apenas a diferença na quantidade de produtos produzidos e comercializados.

PIB per capita

O PIB per capita foi durante muito tempo a medida utilizada para avaliar as condições socioeconômicas e medir o bem estar de um país.

A sua lógica funciona simplesmente dividindo o PIB da região analisada pelo total da população daquele país. E isso pode levar a duas consequências contraditórias:

  • Um PIB Bruto alto, mas um PIB Per capita baixo: significa que o país tem uma alta produção de riqueza que é mal distribuída entre o seu povo;
  • Um PIB Bruto baixo, mas um PIB Per capita alto: significa que um país tem uma baixa produção de riqueza bem distribuída entre o seu povo.

No entanto, hoje em dia entende-se que o PIB trata-se apenas de uma medição monetária, sendo que o bem estar de um povo leva em conta outros fatores além do dinheiro.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.