O Produto Interno Bruto, PIB, pode ser entendido como a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região determinada.
Por mais que o comum seja ver o PIB sendo utilizado para mensurar a riqueza dos países, ele também pode ser usado em regiões mais delimitadas, como cidades e até bairros.
Vale destacar que o PIB não considera os bens de consumo intermediários, pois o seu valor já está agregado ao bem de consumo final, e poderia ocorrer uma distorção no resultado.
Cálculo do PIB
O cálculo do PIB é feito considerando três visões: a da despesa, a da oferta e a do rendimento. Veja como cada uma delas funciona:
- PIB sobre despesa: calculado a partir de despesas feitas por agentes econômicos em bens e serviços para utilização final;
- PIB sobre oferta: calculado com base no valor gerado por cada empresa que opera dentro de uma economia;
- PIB sobre rendimento: calculado por meio de fatores produtivos distribuídos pelas empresas.
Vamos ver agora as fórmulas que são utilizadas para cada uma delas:
- Fórmula PIB sobre despesa: C (Consumo Privado) +G (Consumo Público) + I (Despesas de emp. em investimento) + X (Exportações) - M (Bens Importados)
- Fórmula do PIB sobre oferta: ΣVAB + (Impostos - Subsídios) sobre o consumo
- Fórmula do PIB sobre rendimento: Remuneração do trabalho + Excedente Bruto de Exploração
PIB Nominal e PIB Real
Quando falamos em PIB, também é bastante comum ouvir que existe o PIB Nominal e o PIB Real. Apesar de ambas funcionarem da mesma forma, elas usam dados diferentes.
No caso do PIB Nominal, este é calculado com base no valor atual com que os produtos ou bens de serviço foram produzidos e comercializados, ou seja, incluindo a inflação.
O PIB Real, por outro lado, é calculado com base em preços constantes, ou seja, no valor real dos bens, usando um ano-base para o cálculo, desconsiderando a inflação.
Geralmente as análises mais sérias fazem uso do PIB Real, que leva em conta apenas a diferença na quantidade de produtos produzidos e comercializados.
PIB per capita
O PIB per capita foi durante muito tempo a medida utilizada para avaliar as condições socioeconômicas e medir o bem estar de um país.
A sua lógica funciona simplesmente dividindo o PIB da região analisada pelo total da população daquele país. E isso pode levar a duas consequências contraditórias:
- Um PIB Bruto alto, mas um PIB Per capita baixo: significa que o país tem uma alta produção de riqueza que é mal distribuída entre o seu povo;
- Um PIB Bruto baixo, mas um PIB Per capita alto: significa que um país tem uma baixa produção de riqueza bem distribuída entre o seu povo.
No entanto, hoje em dia entende-se que o PIB trata-se apenas de uma medição monetária, sendo que o bem estar de um povo leva em conta outros fatores além do dinheiro.