O que é Penny Stock?

Quando investimos em ações temos que considerar que cada ação possui uma classificação diferente, de acordo com suas características.

Muitos investidores, no entanto, não sabem exatamente do que se trata uma Penny Stock e como esse tipo de ação pode ser diferente de outras.

Saber reconhecer o tipo de ação que se está adquirindo pode ser a grande diferença entre fazer um bom investimento ou um investimento descuidado.

O que é Penny Stock?

Penny Stock é a denominação que se dá a ação ou units de uma empresa que é negociada por um valor muito baixo e que, por causa disso, pode possuir alguns riscos inerentes.

A definição do que se considera um valor baixo pode variar de país para país. Nos Estados Unidos, por exemplo, ações que valem menos do que 5 dólares são Penny Stocks.

No Reino Unido, no entanto, uma Penny Stock precisa valer menos do que 1 libra. E é importante destacar que esses valores não são padronizados e conversíveis.

Isso porque, no Brasil, a Penny Stock são ações de empresas que valem menos do que 1 real. E é importante entender os motivos de uma empresa ter um papel tão desvalorizado.

Características das Penny Stocks

O motivo da ação de uma empresa valer tão pouco se deve a situação financeira e administrativa na qual a empresa se encontra, que geralmente não é boa.

Não é incomum que uma empresa que tenha suas ações negociadas a um valor de Penny Stock, esteja passando por um processo de intervenção ou recuperação judicial.

Por isso podemos caracterizar uma Penny Stock da seguinte forma:

  • Baixa liquidez: pode ser difícil negociá-la já que a maioria dos investidores não quer ou não pode bancar esse risco;
  • Alto risco: as chances da empresa não conseguir se recuperar e vir à falência são mais altas que a média das empresas;
  • Volatilidade: qualquer mudança mínima na casa de centavos pode significar uma alta valorização ou desvalorização;
  • Pouca transparência de dados: é difícil encontrar dados financeiros e fiscais confiáveis para tomar uma boa decisão.

De maneira geral, quem investe em uma Penny Stock tem um perfil de investidor arrojado e que está disposto a bancar os altos riscos que podem ou não serem recompensados.

Vantagens e desvantagens de investir em Penny Stock

Todos os investimentos têm as suas vantagens e desvantagens e com uma Penny Stock não seria diferente. E a principal vantagem é o potencial de lucro.

Por se tratar de uma ação de valor muito baixo e acessível, isso significa que se a empresa conseguir se recuperar, o valor da ação pode disparar oferecendo alta rentabilidade.

Por outro lado, as chances de a empresa vir à falência de uma vez por todas são muito maiores e, nesse caso, o investidor pode acabar perdendo todo o seu dinheiro investido.

Vale a pena investir em Penny Stocks?

Se o investidor estiver disposto e for capaz de lidar com os riscos desse tipo de investimento, sim, vale a pena. Mas é necessário ponderar muito bem.

Analisar o mercado no qual a empresa está inserida, a sua concorrência e, principalmente, os seus planos para voltar a crescer e sair do seu estado difícil, é fundamental.

Conhecer as metodologias de investimento, como a análise fundamentalista e a análise técnica, nesse caso, pode ser fundamental.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.