Penny Stock é a denominação que se dá a ação ou units de uma empresa que é negociada por um valor muito baixo e que, por causa disso, pode possuir alguns riscos inerentes.
A definição do que se considera um valor baixo pode variar de país para país. Nos Estados Unidos, por exemplo, ações que valem menos do que 5 dólares são Penny Stocks.
No Reino Unido, no entanto, uma Penny Stock precisa valer menos do que 1 libra. E é importante destacar que esses valores não são padronizados e conversíveis.
Isso porque, no Brasil, a Penny Stock são ações de empresas que valem menos do que 1 real. E é importante entender os motivos de uma empresa ter um papel tão desvalorizado.
Características das Penny Stocks
O motivo da ação de uma empresa valer tão pouco se deve a situação financeira e administrativa na qual a empresa se encontra, que geralmente não é boa.
Não é incomum que uma empresa que tenha suas ações negociadas a um valor de Penny Stock, esteja passando por um processo de intervenção ou recuperação judicial.
Por isso podemos caracterizar uma Penny Stock da seguinte forma:
- Baixa liquidez: pode ser difícil negociá-la já que a maioria dos investidores não quer ou não pode bancar esse risco;
- Alto risco: as chances da empresa não conseguir se recuperar e vir à falência são mais altas que a média das empresas;
- Volatilidade: qualquer mudança mínima na casa de centavos pode significar uma alta valorização ou desvalorização;
- Pouca transparência de dados: é difícil encontrar dados financeiros e fiscais confiáveis para tomar uma boa decisão.
De maneira geral, quem investe em uma Penny Stock tem um perfil de investidor arrojado e que está disposto a bancar os altos riscos que podem ou não serem recompensados.
Vantagens e desvantagens de investir em Penny Stock
Todos os investimentos têm as suas vantagens e desvantagens e com uma Penny Stock não seria diferente. E a principal vantagem é o potencial de lucro.
Por se tratar de uma ação de valor muito baixo e acessível, isso significa que se a empresa conseguir se recuperar, o valor da ação pode disparar oferecendo alta rentabilidade.
Por outro lado, as chances de a empresa vir à falência de uma vez por todas são muito maiores e, nesse caso, o investidor pode acabar perdendo todo o seu dinheiro investido.
Vale a pena investir em Penny Stocks?
Se o investidor estiver disposto e for capaz de lidar com os riscos desse tipo de investimento, sim, vale a pena. Mas é necessário ponderar muito bem.
Analisar o mercado no qual a empresa está inserida, a sua concorrência e, principalmente, os seus planos para voltar a crescer e sair do seu estado difícil, é fundamental.
Conhecer as metodologias de investimento, como a análise fundamentalista e a análise técnica, nesse caso, pode ser fundamental.