A bolsa de valores é o ambiente mais comum para se fazer investimentos. No entanto, ele não é o único. Também existe o Mercado balcão organizado.

A maioria dos investidores não conhece o mercado balcão, e, portanto, não conhecem suas vantagens e desvantagens.

O fato é que o mercado balcão organizado é muito interessante para o investidor que procura oportunidades de investimento diferenciado.

O que é o Mercado balcão organizado?

De forma geral, o Mercado balcão organizado é um ambiente no qual é possível investir em empresas e ativos que não podem ser negociados no ambiente da B3.

O fato de eles não poderem ser negociados, se deve a impossibilidade de cumprirem as exigências mínimas de governança corporativa ou de garantia de retorno.

No entanto, apesar de possuir regras mais brandas, o Mercado balcão organizado é possui um sistema de auto regulação feito pelos seus próprios agentes, que são:

  • Corretoras de valores;
  • Bancos de investimento;
  • Outras instituições financeiras.

Vale destacar que, diferente do mercado balcão desorganizado, no organizado as negociações são feitas no ambiente SOMA-FIX, o que garante mais segurança.

SOMA-FIX

O SOMA-FIX é o sistema no qual são realizadas as transações do mercado balcão organizado. É preciso pedir acesso a sua corretora de valores.

As negociações no sistema SOMA são feitas por meio do SOMA Trader e do SOMA Broker, pela internet ou também por telefone.

Não existe nenhum local físico no qual se fazem negociações desse tipo. Vale lembrar que todas as instituições que participam desse mercado são reguladas e autorizadas pela CVM.

História do Mercado balcão

O que é conhecido como mercado balcão hoje, na realidade era apenas a forma como a bolsa de valores funcionava nos seus primórdios.

As pessoas, os corretores de valores, se encontravam em um local físico, e em nome dos seus clientes começavam a gritar ordens de compra e venda por cima de um balcão.

O balcão, o ambiente e os gritos não existem mais. O corretor de valores foi largamente substituído pelo sistema de corretoras de valores.

O investidor pode optar por não utilizar nenhum intermediário, e dar as suas próprias ordens de compra e venda diretamente usando um sistema de home broker.

No entanto, com o tempo, a bolsa de valores foi se tornando cada vez mais regulada e exigindo mais informações e garantias das empresas que queriam participar.

Essa burocracia acabou barrando empresas menores e oportunidades de investimento sem condição de seguir as exigências demandadas. 

Para resolver esse problema foi desenvolvido o mercado de balcão que, apesar de não ter gritos, funciona de forma mais anárquica. 

Vantagens do mercado balcão organizado

Por fim, é necessário reconhecer que o mercado balcão organizado possui vantagens bem atrativas. Podemos resumir da seguinte forma:

  • Empresas com menos capital podem encontrar investidores interessados;
  • Investidores arrojados podem encontrar outras formas de lucrar. 

Esse mercado possibilita incentivar mercados que talvez não tenham espaço devido ao seu alto grau de inovação e características únicas. 

Também há o fato de que não é necessário lidar com a lei da oferta e demanda, podendo fazer negociações anônimas com garantias e condições diferenciadas.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados