O Mercado a Termo pode ser descrito como o acordo entre um vendedor e um comprador a respeito da compra de ativos como ações ou commodities.
Para que essa compra seja formalizada deve-se estabelecer:
- A quantidade de ativos a serem adquiridos;
- A data final para o pagamento;
- Uma taxa de juros.
Essa taxa de juros, por sua vez, é pré-estabelecida com antecedência e não sofre alteração ao longo do tempo. Geralmente essa taxa fica em paridade com a taxa SELIC.
Então, ao final do prazo estabelecido, o investidor paga o valor acordado e então apura se obteve lucro ou prejuízo ao fazer esse acordo pelos ativos adquiridos.
É possível lucrar com o Mercado a Termo caso o ativo comprado a prazo se valorize acima da taxa de juros acordada. Porém, se acontecer o inverso, o investidor terá prejuízo.
Como investir no Mercado a Termo
Para investir no Mercado a Termo é necessário ter uma conta em uma corretora de valores e então acessar o ambiente da B3, que é onde estão disponíveis todos os contratos.
Vale ressaltar que esse investimento não é recomendado para o investidor iniciante ou com perfil conservador, visto que o grau de risco aumenta com o valor investido.
Sem contar que o mais comum é que os ativos que são adquiridos por meio do Mercado a Termo sejam classificados como renda variável.
Vale lembrar que, antes de investir no Mercado a Termo, também é muito importante que o investidor analise muito bem onde ele está aportando o seu dinheiro.
Ter conhecimento da Análise Técnica pode ser um diferencial, visto que muitas vezes o investidor não terá muitos dados para analisar, além é claro dos gráficos.
Outro ponto que precisa ser observado é que tanto as condições do mercado interno do país quanto imprevistos naturais podem influenciar muito o valor dos ativos comprados.
Se, por exemplo, o investidor adquiriu derivativos de sacas de café, imprevistos na produção, colheita e o transporte dessa commodity podem afetar o preço final.
Benefícios do Mercado a Termo
Investir no Mercado a Termo pode trazer muitos benefícios interessantes ao investidor. Os principais e mais evidentes, são:
- Potencial grande de lucro;
- Não precisar desembolsar todo o dinheiro de uma vez;
- Praticar alavancagem.
Vale ressaltar que fazer alavancagem significa usar um dinheiro não disponível em conta Caso funcione, o investidor fica com a diferença do alavancado e a valorização final.
De forma geral, o principal benefício da Alavancagem é possibilitar ao investidor a chance de aproveitar oportunidades que ele não seria capaz em outra ocasião.