O que é LTF - Letra Financeira do Tesouro?

Entre os investimentos mais seguros que existem, estão aqueles que são feitos tendo o governo como pagador. Um exemplo é a LFT - Letra Financeiro do Tesouro.

A LTF é um dos possíveis tipos de investimento que podem ser feitos por meio do tesouro direto, um programa governamental para as pessoas investirem no governo.

No entanto, muitos ainda não compreendem muito bem como funciona investir no tesouro, ou se esse investimento de fato é adequado para o seu perfil.

O que é LFT - Letra Financeira do Tesouro?

O LFT - Letra Financeira do Tesouro é um título do tesouro direto, também popularmente conhecido entre os investidores como Tesouro Selic.

A lógica por trás desse investimento é a mesma utilizada no CDB ou nos LCI e LCA, ou seja: o investidor empresta seu dinheiro para o governo poder financiar suas atividades.

As atividades financiadas pelo governo com o Tesouro Selic, por sua vez, são os chamados “serviços públicos”. O que inclui escolas públicas, polícia, hospitais e outros tantos serviços.

Uma das principais vantagens de se investir no Tesouro Selic é o fato de que o governo é considerado o melhor pagador que há, pois ele é o único que pode criar dinheiro.

Características do LFT - Letra Financeira do Tesouro

A LFT - Letra Financeira do Tesouro possui algumas características interessantes que o investidor conservador pode considerar no momento de investir.

Primeiramente, por se tratar de um produto de renda fixa, ele possui baixa volatilidade no seu valor, o que faz também com que o seu rendimento seja baixo.

Por outro lado, é importante considerar que:

  • O valor é integralmente devolvido ao investidor no prazo acordado mais a variação da taxa selic do período;
  • Trata-se de uma modalidade do tesouro que é fácil de ser resgatada, em alguns casos com pouca ou nenhuma perda de rentabilidade.

Levando em consideração todas essas características, vale reiterar que esse investimento não é adequado ou recomendado para investidores que tenham afeição ao risco.

Como investir no LFT - Letra Financeira do Tesouro

Para investir em uma LFT - Letra Financeira do Tesouro é necessário ter uma conta em um banco ou em uma corretora de valores habilitada para o investimento.

Vale lembrar que diferentes títulos do tesouro possuem diferentes rentabilidades e valores mínimos para se começar a investir, vale a pena analisá-los individualmente.

No caso do Tesouro Selic, é fundamental, antes de qualquer coisa, analisar a taxa selic do país para averiguar se esse investimento vale mesmo a pena ou não.

Também é muito importante averiguar as taxas cobradas, que são diferentes dependendo de cada instituição que oferece a opção de investir no Tesouro Selic.

No entanto, o mais importante de tudo é buscar conhecimento sobre como fazer bons investimentos. Algumas metodologias de investimento podem ajudar.

Um dos conhecimentos básicos sobre investimento que o investidor deve saber, é sobre os benefícios da diversificação e como isso pode ajudar uma carteira de ativos do investidor.

Em outras palavras, o bom investidor não investe apenas em LFT, ele também faz outros investimentos para tornar a carteira mais forte e rentável.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.