O LFT - Letra Financeira do Tesouro é um título do tesouro direto, também popularmente conhecido entre os investidores como Tesouro Selic.
A lógica por trás desse investimento é a mesma utilizada no CDB ou nos LCI e LCA, ou seja: o investidor empresta seu dinheiro para o governo poder financiar suas atividades.
As atividades financiadas pelo governo com o Tesouro Selic, por sua vez, são os chamados “serviços públicos”. O que inclui escolas públicas, polícia, hospitais e outros tantos serviços.
Uma das principais vantagens de se investir no Tesouro Selic é o fato de que o governo é considerado o melhor pagador que há, pois ele é o único que pode criar dinheiro.
Características do LFT - Letra Financeira do Tesouro
A LFT - Letra Financeira do Tesouro possui algumas características interessantes que o investidor conservador pode considerar no momento de investir.
Primeiramente, por se tratar de um produto de renda fixa, ele possui baixa volatilidade no seu valor, o que faz também com que o seu rendimento seja baixo.
Por outro lado, é importante considerar que:
- O valor é integralmente devolvido ao investidor no prazo acordado mais a variação da taxa selic do período;
- Trata-se de uma modalidade do tesouro que é fácil de ser resgatada, em alguns casos com pouca ou nenhuma perda de rentabilidade.
Levando em consideração todas essas características, vale reiterar que esse investimento não é adequado ou recomendado para investidores que tenham afeição ao risco.
Como investir no LFT - Letra Financeira do Tesouro
Para investir em uma LFT - Letra Financeira do Tesouro é necessário ter uma conta em um banco ou em uma corretora de valores habilitada para o investimento.
Vale lembrar que diferentes títulos do tesouro possuem diferentes rentabilidades e valores mínimos para se começar a investir, vale a pena analisá-los individualmente.
No caso do Tesouro Selic, é fundamental, antes de qualquer coisa, analisar a taxa selic do país para averiguar se esse investimento vale mesmo a pena ou não.
Também é muito importante averiguar as taxas cobradas, que são diferentes dependendo de cada instituição que oferece a opção de investir no Tesouro Selic.
No entanto, o mais importante de tudo é buscar conhecimento sobre como fazer bons investimentos. Algumas metodologias de investimento podem ajudar.
Um dos conhecimentos básicos sobre investimento que o investidor deve saber, é sobre os benefícios da diversificação e como isso pode ajudar uma carteira de ativos do investidor.
Em outras palavras, o bom investidor não investe apenas em LFT, ele também faz outros investimentos para tornar a carteira mais forte e rentável.