Escrito por:

Marcilio Lima

Você sabe o que é um lote padrão? Você sabe como adquirir um lote padrão de ações? Essas são questões muito comuns para investidores iniciantes na bolsa de valores.

Isso porque quem não está habituado a negociar ações, não sabe que existem diferentes formas de fazer isso que podem ser melhores para cada tipo de investidor.

Pensando nessa questão, hoje a Análise de Ações vai falar um pouco sobre o que é o Lote padrão e quais são as suas características principais que devem ser observadas. Vamos?

O que é um lote padrão?

Um lote padrão trata-se de uma quantidade de ações que se conveniou negociar de forma prioritária entre investidores. No geral 100 ou 1000 ações representam o número.

Uma das razões para se chegar ao consenso de que seria melhor negociar um número padrão de papéis é porque antigamente o processamento de números ímpares era difícil.

Era muito mais fácil encontrar pessoas interessadas em comprar uma parcela maior de uma empresa, digamos 100 ações, do que em comprar apenas um único papel. 

Isso acontece porque a bolsa de valores era frequentada, grosso modo, por pessoas com maior poder aquisitivo. A compra de quantidades menores é um fenômeno mais recente.

Vale ressaltar que, dependendo do valor da ação, caso seja menor do que 1 dólar, um lote pode ser composto por mil unidades. Entretanto, é mais comum ver lotes de 100.  

Como adquirir um lote padrão de ações?

Para adquirir um lote padrão de ações, primeiramente é necessário ter uma conta em uma corretora de valores ou em um banco comercial que ofereça o serviço.

Em seguida, é preciso transferir dinheiro para a instituição. Com o dinheiro na conta, basta escolher uma empresa e digitar o seu ticker (código) de negociação.

A plataforma automaticamente preencherá um lote padrão. Mas vale ressaltar que cada home broker (interface para negociar na bolsa de valores) tem suas diferenças pontuais.

Algo que também deve ser observado é que a compra e venda de ações depende da oferta e demanda. No caso de algumas empresas a negociação pode ser rápida, com outras pode demorar. 

É possível adquirir menos do que um lote padrão?

Como já explicamos, comprar ações em lotes é apenas a forma mais tradicional de negociar na bolsa de valores. Mas nada impede o investidor de comprar menos.

Na realidade, quando se compra menos do que um lote, o investidor está atuando no “mercado fracionário”. Qualquer quantidade entre 1 e 99 é chamado de “lote fracionado”.

Para fazer essa compra, vá na interface home broker, digite o código da empresa que deseja negociar e, ao final do código, adicione um F. Por exemplo, PETR4 ficaria PETR4F.

Qual a vantagem de comprar um lote padrão?

Quando o investidor se depara com a possibilidade de comprar um lote fracionado, que é muito mais acessível, ela se pergunta porque ele deveria comprar um lote padrão.

Veja duas razões:

  1. Lote padrão possui muito mais negociação;
  2. Lote padrão garante muito mais dividendos e direito de voto.

Aprendeu sobre o lote padrão? Então aproveite para ver os outros artigos da Análise de Ações, estamos sempre trazendo conteúdo de qualidade.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados