Escrito por:

Marcilio Lima

Você sabe como investir em um lote fracionado? Você sabe quais são as vantagens e desvantagens dessa forma de investimento?

A verdade é que ainda existe muita dúvida sobre esse conceito, por mais que essa forma de se investir tenha se tornado muito popular nos últimos anos no mundo e no Brasil.

Hoje, a Análise de Ações decidiu escrever um pouco sobre essa possibilidade de investimento que atrai investidores novatos para o mercado financeiro e de ações.

O que é o lote fracionado?s

Primeiramente é importante ter em mente a definição de lote padrão, que nada mais é do que um lote completo de ações, que no caso, contém 100 unidades desta.

Em outras palavras, ter um lote completo da Petrobrás, da Renner ou Americanas, é o mesmo que possuir 100 ações destas empresas. Por muito tempo só se negociou lotes.

Então foi introduzido o lote fracionado, que nada mais é do que a possibilidade de adquirir ações de uma empresa em uma quantidade menor do que 100, ou seja, de 1 a 99.

Após a deflagração da pandemia em 2020 ao redor do mundo, muitas pessoas entraram no mercado de ações comprando quantidades menores do que um lote.

Como comprar um lote fracionado?

Para fazer a compra de um lote fracionado só é preciso ter uma conta em uma corretora de valores ou em um banco que permita a negociação de ações.

Dentro da interface do home broker, que é onde se negocia a compra e venda de ações, o investidor deve digitar o ticker (código da ação) desejado, e adicionar um F ao final.

Por exemplo, se fossemos negociar ações fracionadas da PETROBRAS, teríamos que digitar o seu código PETR4 com a letra F ao fim. Ele ficaria assim: PETR4F.

Ao escrever o código dessa forma, o comprador ou vendedor das ações fica limitado a negociar apenas a quantidade de 1 a 99 na plataforma.

Muitas vezes, quando se deseja vender uma quantidade de ações menor do que um lote, a própria interface já adiciona sozinha a letra F ao código da empresa.

Vantagens de um lote fracionado

  • As principais vantagens de um lote fracionado são:
  • Diversificação maior com muito menos dinheiro;
  • Continuar tendo todos os direitos de voto e dividendos;
  • Também é possível alugar lotes fracionados de ações;
  • Indicado para investidores iniciantes.

Desvantagens de um lote fracionado

No entanto, é importante que o investidor saiba das suas desvantagens:

  • Pode haver menos demanda para lotes fracionados;
  • Menos dividendos ou poder de voto do que um lote padrão;
  • Pode não ser interessante para investidores grandes.

Devo investir em um lote fracionado?

Comprar ações fracionadas ou não é algo que cada investidor deverá avaliar sozinho. Se por um lado é uma alternativa mais acessível, por outro gera muito menos retorno.

Entretanto, é evidente que para investidores de primeira viagem, pode se tratar de uma alternativa interessante para aprender um pouco mais sobre a bolsa de valores.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para ver os outros artigos da Análise de Ações, estamos sempre postando conteúdo novo e de valor.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados