Escrito por:

Marcilio Lima

Dentro das negociações na bolsa de valores existe o leilão de ações. Muitos investidores não compreendem muito bem esse conceito, mas ele tem uma importância fundamental.

Para se ter uma ideia, todas as bolsas de valores do mundo fazem uso de leilões de ações de abertura e fechamento, e há também os leilões que acontecem durante o pregão.

Se o investidor quiser ter um maior aproveitamento da bolsa, ele precisa entender como funcionam os seus leilões, e isso que a Análise de Ações irá explicar neste artigo.

O que é um leilão de ações?

As negociações dentro da bolsa de valores são divididas em várias etapas diferentes. Uma delas é o leilão de ações, que ocorre no início, ao final e de forma esporádica.

De forma resumida, esse leilão funciona como qualquer leilão normal, ou seja, é baseado nas ofertas das pessoas. No entanto, não é a melhor oferta que leva, é a média de valor.

Algumas coisas podem motivar um leilão de ações, como:

  • Descobrir o valor ideal do papel de uma empresa para iniciar as negociações;
  • Quando ocorre alta volatilidade no preço em pouco tempo durante o pregão;
  • Quando a ação faz parte de algum índice ela pode aparecer no leilão de fechamento.

Vale destacar que um leilão tem duração curta, entre 5 minutos, que são os esporádicos, até 15, que é o caso dos que ocorrem na abertura de um pregão.

Para que serve um leilão de ações?

A existência do leilão de ações é simplesmente tentar fazer com que a oferta de mercado seja mais lógica. Isso porque as ofertas de compra e venda podem oscilar muito.

Essa oscilação, pode acontecer de forma natural, com o aumento expressivo da compra de papéis de uma empresa, ou mesmo de forma artificial, para tentar manipular o mercado.

Inclusive, o leilão de ações é uma boa ferramenta para coibir as manipulações de mercado e as especulações que um grupo de investidores pode tentar fazer em uma ação específica.

Por outro lado, quando as oscilações ocorrem de forma natural, o leilão é igualmente importante para que se chegue a um consenso que compreenda a realidade do papel.

Por exemplo, se uma empresa informa um fato relevante durante a noite, o interesse das pessoas pode estar muito alterado no dia seguinte, e o valor da sua ação pode sofrer grande alteração.

Qual a importância do leilão de ações?

Se não houvesse um leilão de ações inicial ou mesmo durante os pregões, a bolsa de valores ficaria muito suscetível a movimentações organizadas para manipulá-la.

Tanto que um leilão apenas ocorre quando existe uma discrepância muito grande no valor das ofertas de compra. O que pode indicar uma tentativa de influenciar o cenário.

Todavia, quanto mais investidores participarem da bolsa e negociarem ações, menores são as chances de acontecer alguma movimentação brusca coordenada que surte algum efeito.

Aprendeu sobre o leilão de ações? Aproveite para seguir a Análise de Ações, coloque o nosso site nos seus favoritos e fique por dentro de todas as nossas atualizações.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados