O ISE B3, ou simplesmente Índice de Sustentabilidade Empresarial, trata-se de uma ferramenta que serve para listar as empresas mais sustentáveis em diversos setores.
A criação desse índice, que serve como um indicador, ocorreu em 2005 e, de lá para cá, muitas coisas mudaram no mundo, principalmente a preocupação com sustentabilidade.
A intenção do ISE B3 é a de criar um ambiente de investimento diferenciado, no qual empresas engajadas com o meio ambiente e boas práticas de governança se destaquem.
O que é considerado como sustentabilidade?
Mas para entender de fato o que o Índice de Sustentabilidade Empresarial valoriza, primeiro é fundamental entender o que significa sustentabilidade.
De forma resumida, trata-se da qualidade inerente das pessoas e organizações de conviverem sem abusar uns dos outros de forma que a relação se torne insustentável.
Esse abuso, por sua vez, pode tanto ser na relação com o meio ambiente, como na relação de indivíduo para indivíduo, por meio de tratamentos injustificados.
O próprio conceito de governança corporativa visa indicar as melhores práticas que empresas devem prezar com seus acionistas e clientes, tornando a relação sustentável.
Como o ISE B3 funciona
A lista de empresas do ISE B3 é atualizada todos os anos, visando sempre refletir e destacar aquelas empresas que mais se esforçam para seguir caminhos sustentáveis.
Para fazer parte do índice, entretanto, é necessário seguir alguns preceitos básicos de suma importância:
- Ter compromisso com desenvolvimento sustentável e combate à corrupção;
- Oferecer transparência total a respeito da situação financeira da empresa e seus produtos;
- Oferecer processos coerentes de fiscalização, auditoria e atuar proativamente para resolver conflitos de interesses;
- Posicionamento contra mudanças climáticas, preservação do meio ambiente e pautas sociais.
Vale apontar que empresas com esse tipo de valor tendem a ser mais organizadas, lucrativas e ter maior valor de mercado. O índice ISE B3 já chegou a superar o IBOVESPA.
É possível investir no Índice de Sustentabilidade Empresarial?
Diretamente não, pois o índice de sustentabilidade trata-se basicamente de uma carteira teórica. Sendo assim, existem duas formas de investir no ISE B3:
- Comprando ações de empresas que fazem parte do índice;
- Investindo no ETF ISUS11, que tenta replicar a rentabilidade do índice.
Mas de qualquer forma, é importante que o investidor compreenda que o ISE B3 avalia apenas alguns dados isolados das empresas, que podem ou não ser um bom indicador.
Um bom investimento deve ser feito calcado em análises profundas e individualizadas. Inclusive, ver outros índices disponibilizados pela própria B3 é um bom ponto de partida.