O que é Índice de Futuro de IBOVESPA?

A renda variável possui uma série de diferentes investimentos que podem ser feitos pelo investidor. Um destes investimentos é chamado de Futuro de Ibovespa.

O Futuro de Ibovespa, por sua vez, trata-se de um investimento baseado no Índice IBOVESPA, que objetiva prever qual será a cotação em pontos deste índice futuramente.

Vale ressaltar que esse tipo de investimento é considerado de alto risco, sendo recomendado apenas para investidores arrojados e com aptidão ao risco.

No entanto, antes de adentrarmos no Futuro de IBOVESPA, vamos primeiro vamos explicar o que é o IBOVESPA e o que são contratos de futuro.

O que é o IBOVESPA?

Em poucas palavras, o IBOVESPA se configura como sendo o principal índice da bolsa de valores, elencando as ações das empresas de qualquer setor com o melhor desempenho.

Esse desempenho, por sua vez, é mensurado baseado em dois fatores:

  • Valorização da ação ao longo do tempo;
  • Retorno oferecido aos sócios por meio de dividendos .

Portanto, são as empresas que conseguem oferecer o melhor custo-benefício aos investidores, independente da estratégia que eles utilizem para investir.

A forma como o IBOVESPA é mensurado é por meio de uma pontuação. Essa pontuação sofre variações diariamente, porém ao final do pregão ela congela até o início do próximo.

Por sua vez, o que explica a variação da pontuação do índice é a valorização dos papéis das empresas nele listados.

Sendo o IBOVESPA o melhor termômetro do mercado de ações brasileiro, composto teoricamente, apenas das melhores, isso significa que:

  • Se o IBOVESPA vai mal isso significa que o mercado brasileiro está ruim;
  • Se o IBOVESPA vai bem, significa que o país está crescendo.

O que são contratos de futuro?

Podemos entender os contratos de futuro como sendo o direito de negociar um determinado ativo em uma data futura por um valor futuro especulativo futuro.

Geralmente este mercado negocia commodities como carne, soja, água, etc., no entanto, também é possível negociar cotação de índice, como o exemplo do índice IBOVESPA.

Contratos de futuro funcionam tentando prever o valor de um ativo em uma data futura, usando como base a volatilidade do mercado e análise técnica.

Ganha-se dinheiro tanto com a valorização de um ativo quanto com a desvalorização, contanto que estes tenham sido previstos pelo investidor que apostou no futuro.

Como funciona o Índice de Futuro de IBOVESPA?

Uma vez entendendo o que é o IBOVESPA e o mercado futuro, vamos agora falar sobre contratos de futuro baseados no Índice IBOVESPA, os chamados de Futuro de IBOVESPA.

Resumidamente, o investidor tenta prever qual será a pontuação do índice IBOVESPA em uma data futura. E pode ser uma pontuação mais baixa ou mais alta que a atual.

Geralmente é possível investir por meio de alavancagem, ou seja, usando um dinheiro que o investidor não tem. O seu lucro será a diferença obtida.

É possível investir em um mini contrato de índice de Futuro ou em um contrato cheio. A diferença é que o mini contrato tem valor de 20 centavos por ponto e o cheio 1 real.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.