O FGV - IBRE é uma organização sob o comando da Fundação Getúlio Vargas que tem como principal objetivo pesquisar e estudar a economia do Brasil.
Para fazer isso, a instituição usa de pesquisas e análises metodológicas com o intuito de divulgar estatísticas macroeconômicas e pesquisas econômicas aplicadas.
Há muito apreço pela qualidade dos dados divulgados, que devem ser relevantes e servirem principalmente para o aperfeiçoamento de políticas públicas.
Essas informações também podem ser usadas pela iniciativa privada, buscando sempre estimular o desenvolvimento econômico, mirando no bem-estar geral.
Breve histórico do FGV - IBRE
O FGV - IBRE foi fundado em 1951 e, desde o seu surgimento, a instituição vem se dedicando a pesquisas, análises, estudos socioeconômicos e na criação de indicadores.
Os indicadores criados pela FGV - IBRE, vale ressaltar, são baseados em dados econômicos, financeiros e empresariais também. Alguns em destaque são:
- Índices de preço, como o IGP, IPA, IPC, IPC-S, IPC-3i, INCC e o IPC-C1;
- Indicadores de tendências;
- Indicadores de ciclo de negócio.
Estrutura do FGV - IBRE
Ao todo o FGV - IBRE possui 28 escritórios, dos quais 15 são postos avançados e 13 escritórios regulares, localizados em todas as capitais brasileiras.
Para conseguir criar as suas pesquisas e dados, o IBRE junta informações de mais de 300 mil preços de produtos e serviços e outros dados econômicos.
São ao todo mais de 19 mil informantes espalhados por todo o país, sendo que a coleta é feita por um quadro permanente de profissionais especializados.
Publicações da FGV - IBRE
As publicações que o FGV - IBRE faz possuem uma grande importância para quem busca uma compreensão econômica mais madura do país. São elas:
- Revista Conjuntura Econômica: editada desde 1947, esse periódico econômico é um dos mais antigos e influentes, sendo publicado mensalmente;
- Boletim Macro IBRE: mês a mês este boletim traz projeções sobre a economia brasileira, analisando dados como o PIB, inflação, taxa de juros e etc;
- Publicações FGV IBRE: é uma série iniciada em 2011 por meio de livros, estudos e pesquisas relevantes que reflete sobre o papel do IBRE.
Serviços oferecido pelo FGV - IBRE
Por fim, a FGV - IBRE oferece indicadores e relatórios de nível sintético, ou seja, com dados mais abrangentes, como bens públicos, que podem ser acessados por qualquer um.
No entanto, dados mais específicos e elaborados são oferecidos por meio de um banco de dados que só é acessado obtendo uma licença de uso.
Vale destacar que o IBRE atende empresas de diversos setores da economia por meio de atendimentos exclusivos para desenvolvimento de pesquisas e indicadores personalizados.
Também é importante destacar que a instituição oferece suporte técnico para ajudar na interpretação e compreensão dos dados auferidos.