Os Fundos de Lajes Corporativas são fundos imobiliários que investem em imóveis projetados especificamente para abrigar salas comerciais e empresas.
O fundo pode tanto investir em uma única laje corporativa, como também em várias diferentes, tornando o investimento ainda mais diversificado e seguro.
Um ponto relevante é que, assim como os outros demais fundos, este também tem isenção de Imposto de Renda sobre os rendimentos.
O mercado de Lajes Corporativas
Cada vez mais as construtoras estão investindo na construção de Lajes Corporativas, pois muitas vezes tratam-se de investimento de alto padrão e qualidade.
Boas lajes corporativas além de serem espaços amplos e bem localizados, também podem oferecer muitas vantagens e diferenciais, como:
- Vagas exclusivas de estacionamento;
- Investimentos em acessibilidade;
- Sistemas de segurança modernos de alto padrão;
- Serviços exclusivos de limpeza;
- Entre outras possíveis características.
Por outro lado, é necessário analisar muito bem onde esses empreendimentos vão ser instalados. Em um momento de crise imobiliária as salas podem ficar vazias.
Um empreendimento desse tipo com muito vacância pode se tornar um grande prejuízo para investidores de fundo de lajes corporativas.
Como os Fundos de Lajes Corporativas lucram
O lucro dos Fundos de Lajes Corporativas é advindo do aluguel dos locatários, assim como acontece com a maioria dos fundos imobiliários. Também se lucra com o valor da cota.
Um fato importante de se destacar é que os Fundos de Lajes Corporativos são investimentos de cunho bastante diversificado.
Isso acontece porque não existe nenhuma limitação quanto ao tipo de empresa que pode querer alugar uma sala no complexo da laje corporativa.
Em outras palavras, o lucro desse tipo de fundo tende a ser pouco afetado caso algum setor específico entre em crise, visto que outros setores podem compensar as perdas de um.
Há de se levar em conta também o fato de que os locatários são facilmente substituídos, pois, uma boa Laje Corporativa sempre possui demanda.
Como investir em Fundos de Lajes Corporativas?
Para investir em Fundos de Lajes Corporativas, primeiramente o investidor precisa fazer uma conta em uma corretora de valores ou banco autorizado para gerir o investimento.
Em seguida, analisar individualmente cada fundo disponível é essencial. Se preferir, é possível ver a lista completa dos fundos no próprio site da B3.
Essa análise, por outro lado, precisa levar em conta:
- A pessoa que vai gerir o fundo é um profissional experiente;
- Quais os ativos que o fundo está investindo.
Depois que essas informações tiverem sido verificadas, então é só comprar as cotas do fundo ou fundos escolhidos e ver a sua evolução.