Um Fundo Mútuo é uma modalidade de investimento na qual um gestor aplica o capital de vários investidores com interesses e objetivos semelhantes em ativos do mercado de capitais.
Tais fundos podem ser classificados ser voltados à Renda Fixa, à Renda Variável ou Multimercado, dependendo de qual é a meta do grupo de investidores.
Geralmente, os Fundos Mútuos contam com uma assessoria especializada de uma instituição de mercado regularizada, de modo a alcançar resultados mais interessantes ao investidor, se ele tivesse aplicado o dinheiro sozinho. É comum estabelecer um índice de mercado (benchmark) para que o gestor consiga igualar ou superar tal marca.
Portanto, os Fundos Mútuos são produtos de investimentos que podem oferecer diversificação e proteção à carteira dos investidores. Por outro lado, há cobranças que podem corroer a rentabilidade do investimento, como as taxas de administração e performance, sem esquecer do come-cotas.
A estratégia do Fundo Mútuo varia muito, pois leva em consideração o perfil de determinado grupo de investidores. Por exemplo, em um Fundo Mútuo de Ações, o gestor pode focar em empresas de crescimento, de dividendos ou apenas em companhias de um determinado setor. Ou ainda investir no mercado internacional. Se o grupo for mais conservador, o gestor pode elaborar uma estratégia com títulos públicos federais rentáveis e assim sucessivamente.
Para concluir, Fundos Mútuos são opções viáveis para os investidores que desejam aplicar capital no mercado financeiro, mas não têm a disponibilidade ou conhecimento para acompanhar todas as manifestações que acontecem nesse ambiente e, por isso, optam por terceirizar essa administração, mesmo que tal serviço tenha custos.