O que é Fundo Exclusivo?

O Fundo Exclusivo é uma modalidade de investimento totalmente personalizada e destina-se a apenas um cotista. Sendo assim, essa aplicação é bem restrita e se destina a investidores qualificados e com alto poder aquisitivo (o investimento mínimo é de R$ 10.000.000).

Em um Fundo Exclusivo, o gestor irá medir esforços para atender às demandas e expectativas desse investidor individual. A respeito de seu funcionamento, tal modalidade segue as diretrizes de um fundo de investimento tradicional: deve ter um estatuto reconhecido pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), um administrador, um gestor de recursos, uma instituição custodiante e uma auditoria independente.

A personalização é extrema em Fundos Exclusivos, sendo que o cotista único tem a liberdade de, até mesmo, escolher o nome para o fundo. Além disso, o gestor deve elaborar relatórios personalizados para que o investidor fique informado de absolutamente todas as movimentações do fundo.

Os Fundos Exclusivos podem ser abertos ou fechados. Na primeira opção, o investidor pode aplicar e resgatar dinheiro do fundo a qualquer momento, seguindo a tributação regressiva do Imposto de Renda, com a incidência semestral de come-cotas. 

Na segunda opção, por sua vez, as aplicações e amortizações acontecem com prazos de carência, entre seis meses e um ano (o resgate acontece apenas no encerramento do fundo), com o benefício de não haver come-cotas.

Muitos investidores com patrimônio relevante recorrem a essa modalidade, pois há um controle de risco eficiente sobre o valor aplicado no fundo, por meio da diversificação, além da blindagem do patrimônio e benefícios tributários. Ainda, em alguns casos, o Fundo Exclusivo pode funcionar como planejamento sucessório.

Além disso, o Fundo Exclusivo funciona com CNPJ, ou seja, a pessoa física investidora é entendida legalmente como pessoa jurídica, com todas as obrigações e direitos que esse título traz.

Por fim, essa modalidade de investimento é limitada a investidores com alto valor patrimonial e que precisam de assessoria personalizada para aplicar altos montantes do mercado financeiro.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.