O que é Fundo Ativo?

Fundos de investimento é uma ótima opção para quem deseja começar a investir no mercado financeiro e o Fundo Ativo se caracteriza como uma ótima opção para isso, especialmente para aqueles investidores que ainda não possuem familiaridade o suficiente para operar sozinhos no mercado.

Nessa perspectiva, o Fundo Ativo conta com um gestor competente e qualificado para pensar na composição de uma carteira de investimentos (em uma estratégia conhecida como stock picking, ou seja, a escolha minuciosa de ativos para superar o mercado em performance) que seja atrativa para os investidores. O principal objetivo desse gestor é superar o benchmark estabelecido no estatuto do fundo, seja no curto ou no longo prazo.

Nesse ponto, um Fundo Ativo se afasta de um Fundo Passivo, pois esse último se preocupa apenas em obter os rendimentos do benchmark estabelecido pelo estatuto e não o superar.

Por benchmark, entende-se um índice de mercado, que pode ser de Renda Fixa (como a taxa Selic ou CDI), como também de Renda Variável (o índice Ibovespa, por exemplo).

Vale pontuar que tal gestão é cobrada do investidor através da taxa de administração, que pode variar em média de 0,5% até 4%, dependendo da natureza do fundo e do escritório de gestão. Por conta dessa taxa, cuidado com as cobranças abusivas que se apresentam no mercado.

Há ainda a taxa de performance que variam entre 10% e 20%, a qual é cobrada quando o Fundo Ativo consegue superar o seu benchmark de referência.

Como o gestor tem um papel fundamental na gestão de um Fundo Ativo, é essencial que o investidor saiba o máximo de informações possíveis sobre esse profissional, como a rentabilidade média por ano do gestor e seu tempo de atividade no mercado. 

Além disso, é válido verificar a diversificação do Fundo, os ativos que o compõem e o momento do mercado para que o investidor fique mais confortável com a gestão do seu investimento, que, apesar de indireta, precisa ser transparente.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.