O que é Contas de Resultado?

As contas de resultado são uma ótima forma de analisar como anda a qualidade da operação de uma empresa, se ela está tendo lucro ou prejuízo.

Mas você sabe o que são as contas de resultado? Para que servem as contas de resultado e qual é a sua importância dentro do contexto organizacional?

Conhecer as contas de resultado e acompanhar a sua evolução pode ser um grande diferencial para os administradores de uma empresa.

O que são contas de resultado?

De forma resumida, as contas de resultado são as representações de todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. Em outras palavras, elas avaliam:

  • Receitas: Todos o dinheiro que entra na empresa por meio da venda de produtos, serviços ou dividendos de investimentos;
  • Custos: Tudo que é preciso ser empregado para manter a operação da companhia, tal como compra de matéria prima;
  • Despesas: O dinheiro gasto para manter a estrutura funcionando, isso inclui gastos com energia, água e pagamento de salários.

Vale destacar que, diferente das contas patrimoniais, que buscam entender a evolução do patrimônio, as contas de resultado existem por razões administrativas.

Para que serve as contas de resultado?

As contas de resultado servem para mostrar ao administrador da empresa ou aqueles responsáveis pela tomada de decisão, qual é a real condição da companhia.

Se uma empresa estiver dando lucro ou prejuízo por conta da sua operação, as contas de resultado irão mostrar isso. E então, uma análise mais profunda pode ser feita.

Administrar uma empresa sem acompanhar de perto as contas de resultado é perigoso, pois isso significa que tudo é decidido de acordo com achismos ou instinto.

O fato é que toda empresa tem os seus pontos positivos e negativos e possui partes da sua operação que podem ser aprimoradas.

Mas as contas de resultado não servem apenas para os administradores e empreendedores, elas também são fundamentais para analistas e investidores.

Inclusive, a análise fundamentalista de ações, por exemplo, possui uma grande dependência das contas de resultado para que ela seja feita corretamente.

Investir em empresas que, por exemplo, tenham um resultado consistentemente ruim por anos é visto como um investimento relativamente arriscado.

Isso porque até existem chances desta empresa voltar a ser lucrativa, mas o seu histórico acaba sendo um sinal de aviso muito grande de que isso pode não acontecer.

Como se contabilizam as contas de resultado?

As contas de resultado podem ser contabilizadas de duas formas diferentes, são elas:

  • Regime de competência: Quando os valores de entrada e saída entram nos registros contábeis em seu valor total, na data que ocorreram;
  • Regime de caixa: São registradas com a realidade da movimentação do caixa em tempo real.

Em outras palavras, se uma venda a prazo, digamos em 12 vezes for feita, no regime por competência o valor da venda será registrado de forma integral no dia da venda.

Já no regime de caixa só haverá a contabilização de valores que de fato entrarem na conta, ou seja, apenas a primeira parcela que for paga irá para esse registro.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.