O que é Contas de Pagamento?

Você sabe o que são contas de pagamento? Sabe para que serve esse modelo de conta bancária e quais são os seus principais benefícios?

Muitas pessoas não sabem que existem alternativas às contas correntes tradicionais, que podem ser inclusive muito mais vantajosas e atender melhor às suas necessidades.

Contas de pagamento, todavia, servem a um tipo específico de pessoas e, por isso, é importante entender exatamente quais são suas características.

O que são contas de pagamento?

Assim como o nome implica, as contas de pagamento servem principalmente para efetuar pagamentos de qualquer espécie, servindo tanto a pessoas físicas como jurídicas.

Contas de pagamento não servem para fazerem financiamentos ou empréstimos, pois elas não podem ser usadas para operações de crédito.

Vale destacar que a regularização dessas contas é relativamente nova, data de 2013 com a Lei 12.865/13. Inclusive, elas geralmente são oferecidas por fintechs.

De maneira resumida, é possível usar a conta de pagamentos para cumprir as seguintes funções:

  • Movimentar dinheiro para outra conta;
  • Pagar boletos diversos;
  • Ser usada junto a um cartão de débito, inclusive por aproximação;
  • Fazer e receber TEDs ou PIX.

Principais características da conta de pagamento

Além do fato de que contas de pagamento não podem ser usadas para fazer investimentos, também é importante destacar que elas possuem um limite de 5 mil reais.

Outros pontos importantes são os seguintes:

  • Não existe atendimento presencial para contas de pagamento;
  • É possível gerenciá-las diretamente pelo celular;
  • Não conta com proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Apesar de ela não oferecer proteção do FGC, o dinheiro aplicado nelas não pode ser utilizado da mesma forma como os bancos tradicionais fazem.

Na realidade, de acordo com a legislação, uma instituição financeira só pode usar o saldo de uma conta de pagamento para investir em títulos públicos ou diretamente no Banco Central.

Contas de pagamento e contas digitais

Apesar das contas de pagamento poderem ser criadas e encerradas de forma totalmente online, elas não são a mesma coisa que uma conta digital.

Isso porque contas digitais são como uma conta corrente tradicional, porém, com a possibilidade de ser gerenciada diretamente online, ou por um aplicativo.

Contas digitais podem oferecer todos os produtos de uma conta corrente normal, incluindo investimentos diversos, empréstimos e outros tipos de produtos.

Contas de pagamento só podem ser usadas para efetuar pagamentos. A única semelhança entre ambas é que elas são digitais e podem ser acessadas pelo celular.

Diferentes contas de pagamento

Apesar das contas de pagamento seguirem todas o mesmo padrão, cada instituição que oferece a sua própria solução, pode acrescentar funcionalidades diferentes.

Por exemplo, existem contas de pagamento pré-pago e pós-pago, que funcionam com a mesma lógica de cartões: Disponibilização do valor todo antes ou uma cobrança posterior.

Existem contas de pagamento que oferecem até mesmo a possibilidade de render o valor depositado nela, tornando-a virtualmente uma conta corrente na prática.

Diferentes contas de pagamento também possuem políticas de cobrança de juros e taxas praticadas diferentes, algumas inclusive, podem até mesmo isentá-las.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.