Você já ouviu falar no termo Contango? Sabe a respeito do que esse conceito trata? Há muitos termos financeiros desconhecidos da população em geral.

Contango, por sua vez, é um conceito relacionado às baixas e altas do mercado de ativos, sejam eles commodities, moedas, produtos ou o que for.

Existem muitos investidores, inclusive, que ganham dinheiro usando o conceito de contango, balizando as suas aplicações financeiras para obter o resultado mais proveitoso.

O que é contango?

Contango é um termo usado dentro do mundo financeiro para se referir às expectativas de um ativo vir a valorizar em um determinado período de tempo próximo ou não.

Em outras palavras, quando os investidores avaliam que um determinado ativo deveria estar valendo mais do que o que ele vale atualmente, isso é uma situação de contango.

A grande sacada do contango é que a sua utilização pode manipular a vontade dos investidores de pagarem a mais por ativo no presente. Esse valor a mais é o prêmio.

Geralmente, quanto mais voláteis são os ativos que se analisa, mais suscetíveis a um contango eles estarão. Alguns exemplos de ativos desse tipo são:

  • Criptomoedas, por não serem regulados;
  • Dólar americano, por conta da situação dos países;
  • Ações de empresas listadas na bolsa, que são influenciadas por diversos fatores.

Todavia, existência do conceito de contango também pressupõe existência do conceito contrário, que é chamado de Backwardation.

Contango e backwardation

O backwardation, ao contrário do contango, diz respeito à expectativa dos investidores de que um determinado ativo venha a desvalorizar no futuro próximo.

Isso quer dizer que as pessoas acham que o ativo analisado vale menos do que o valor pelo qual ele está sendo negociado no presente, e que este deve ser vendido.

Em uma situação como essa, existem aqueles investidores que também conseguem ganhar dinheiro com a queda de ativos, os vendendo na alta e recomprando na baixa.

Por mais que o contango e o backwardation sejam mensurados de acordo com o que a maioria dos investidores ou casas de aposta pensem, eles não são absolutos.

Já houve momentos na história do mercado financeiro em que apostas solitárias de baixa ou de alta de um ativo surpreenderam as expectativas de todos os analistas.

No fim das contas, a melhor forma de analisar um ativo é o estudando a fundo, usando o contango e backwardation como indicadores importantes, mas não definitivos.

Qual é a utilização do contango?

O conceito de contango pode ser utilizado tanto para fundamentar decisões de investimento financeiro em ativos, como também decisões para compras do dia-a-dia.

Ao se observar os dados econômicos de um determinado país, principalmente o seu nível de inflação, é possível deduzir com algum grau de certeza itens que podem encarecer.

Fazer compras quando se está mais barato, por conseguinte, é algo que todas as pessoas almejam, mas que é difícil de ser operacionalizado com sucesso.

Todavia, tanto as pessoas físicas quanto as empresas podem se beneficiar de uma situação de contango, conseguindo fazer compras mais otimizadas.

Veja outros termos do mercado financeiro:

Mais acessados