O que é Capital Inicial?

Toda empresa começa com um capital inicial. Este capital inicial deve ser o suficiente para que a empresa comece as suas operações sem precisar de dinheiro de terceiros.

Muitas pessoas que pensam em empreender, muitas vezes acabam desconsiderando o valor necessário para dar início às operações da sua empresa.

Saber exatamente quanto é necessário de capital inicial para começar um empreendimento é fundamental. Isso faz parte de um bom planejamento realista.

O que é capital inicial?

O capital inicial é o dinheiro usado para que a empresa compre os equipamentos necessários para que ela comece a operar sem nenhum empecilho.

Se estivermos falando de uma indústria, por exemplo, o capital inicial irá servir para que a empresa compre equipamentos, maquinários, veículos e imóveis.

O gasto com o registro de marcas e patentes também pode ser considerado na soma do capital inicial. Taxas pagas à prefeitura, ao estado e a abertura da empresa, também.

Já uma empresa de serviços, como um escritório pode ter menos gastos estruturais, mas ela investir em computadores, licenciamento de softwares, material de escritório e móveis.

Cada tipo de negócio, dependendo da sua escala, precisará de uma quantia diferente de capital inicial. Esse valor, por sua vez, precisa estar elencado no plano de negócios.

Para que serve o capital inicial?

O capital inicial serve para que a empresa tenha uma base do seu valor inicial, do valor que foi preciso investir para que ela começasse a sua operação.

Estipular o valor do capital inicial é uma das etapas mais importantes do planejamento de uma empresa, algo que muitos empreendedores acabam desconsiderando.

Começar um negócio, por exemplo, sem ter todo o dinheiro disponível necessário desde o começo, pode ser um grande problema. Pois será necessário buscar outras fontes.

O ideal é que haja um planejamento que estime mais ou menos em quanto tempo a empresa começará a faturar, para poder recuperar o valor investido.

Se, por exemplo, um empreendedor decide começar a sua empresa com um empréstimo bancário sem a estimativa de quando ela se tornará lucrativa, as chances são de dar errado.

Diferença entre capital inicial e capital social

Muitas pessoas confundem o conceito de capital inicial com o capital social, e de fato, ambos podem acabar representando a mesma quantidade de dinheiro.

Todavia, o capital inicial não é um valor estipulado e registrado em um contrato. Já o capital social, sim. Ele é o valor que consta no contrato social da empresa.

Capital inicial e capital de giro

Se o capital inicial representa a quantia de dinheiro necessária para que uma empresa dê início às suas atividades, o capital de giro é o dinheiro que irá sustentar a empresa.

Algo que todo empreendedor tem que considerar é que, no início do seu empreendimento, dificilmente a sua empresa será lucrativa. É mais provável que ela dê prejuízo.

Por isso que é fundamental que no início a empresa conte com um dinheiro guardado que sirva de capital de giro, pois assim ela não virá à falência nos primeiros meses.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.