O que é Capital Humano?

Muito se ouve falar sobre capital humano e como ele é considerado o ativo mais importante de uma empresa. Por outro lado, nem todos sabem o que ele representa.

Em todo caso, com o avanço tecnológico, o trabalho se tornou especializado e hoje, a força física e a repetição de movimentos braçais tornou-se quase obsoleta.

Cada vez mais torna-se necessário que os colaboradores tenham capacidade de tomar decisões por conta própria e sejam autônomos. E isso envolve muitas questões.

O que é capital humano?

O capital humano são todos os colaboradores de uma empresa e o que eles são capazes de agregar por meio do seu conhecimento, experiência e formação.

O fato do capital humano ser considerado o mais importante, é porque as relações comerciais se tornaram complexas e o trabalho físico mecanizado.

O que se busca em um funcionário hoje em dia é a sua capacidade de tomar decisões autônomas, o que ele entende do assunto e a sua disposição para aprender ou ensinar.

São as pessoas que formam o local de trabalho que são capazes de fazer de uma empresa eficiente ou não. Por isso hoje há tanta preocupação com boas práticas de governança.

Capital humano e a tecnologia

O avanço da tecnologia tornou determinadas funções obsoletas. Nas fábricas, processos que levavam centenas de funcionários, agora são feitos por uma máquina simples.

Isso significa que todas as pessoas que participam da operação de uma fábrica, por exemplo, precisam contribuir com algo além da força física, no caso, sua expertise.

A tecnologia obriga os trabalhadores a se especializarem para poder lidar com questões mais abstratas e subjetivas. Ao mesmo tempo, torna o seu trabalho mais cômodo.

Algo que avançou bastante com o tempo foi a forma como o capital humano passou a ser tratado. Antigamente havia poucos diretos e o labor era excessivo, além do recomendado.

Hoje, melhores condições de trabalho proporcionam inclusive funcionários mais eficientes e felizes, que trabalham com gosto e se dedicam para dar o seu melhor.

Táticas para desenvolver capital humano

Existem algumas coisas que podem ser feitas para desenvolver o capital humano de uma empresa. Veja algumas delas:

  • Criar um plano de carreira: Colaboradores que tem um plano de carreira se dedicam mais buscam mais profissionalização;
  • Capacitar e treinar os colaboradores: Todos os funcionários precisam receber um bom treinamento das suas funções e também receberem capacitação;
  • Instituir bonificações: Incentivos financeiros recebidos pelo cumprimento de metas são uma ótima forma de tornar os trabalhadores mais comprometidos.

Existem outras formas de desenvolver o capital humano, como por exemplo com o investimento em um bom ambiente de trabalho. Isso irá depender de cada empresa.

Capital humano e capital intelectual

Algumas vezes o capital humano é confundido com o capital intelectual. Só que, por mais que o capital humano possa ser intelectual, o capital intelectual não é apenas humano.

O capital intelectual de uma empresa também está relacionado com marcas e patentes, o banco de dados de clientes e fornecedores todas as conexões que a empresa possui com terceiros.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.