O que é Câmbio?

Se alguém procurar essa palavra no dicionário, irá encontrar a definição de “troca”, “permuta” ou “transformação”. É exatamente essa a definição que se aplica à palavra câmbio quando se fala em economia. Sendo assim, câmbio se refere à troca de diferentes moedas, quando há a relação internacional entre países.

Então, a taxa de câmbio pode ser entendida como a diferença que há entre uma moeda e outra quando ocorre a troca. Tal conceito é amplamente utilizado em casas de câmbio, agências de câmbios e corretoras de câmbio.

O câmbio é utilizado especialmente em três operações econômicas, sendo elas:

  • Operações de câmbio para fins turísticos: nesse caso, a troca de moedas deve ocorrer para que o viajante consiga custear a sua estadia no país que está visitando e o câmbio pode ser feito apenas em instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (BC), sendo muito comum acontecer diretamente nos aeroportos;
  • Operações de câmbio para importação e exportação: quando há trocas comerciais entre países diferentes, a moeda que irá intermediar essa transação é o dólar. Para exemplificar, se o Brasil precisa comprar matéria-prima de uma empresa chinesa, a troca comercial irá acontecer em dólar e o mesmo acontece em operações inversas. Por isso se fala em dólar turismo e dólar comercial, pois o valor de permuta financeira é diferente para às duas situações;
  • Operações de remessas pessoais: nessa situação, há o envio de dinheiro de um país para outro para fins individuais. Esse é o caso de pessoas que trabalham em outros países e enviam dinheiro para os familiares no Brasil ou em casos em que o indivíduo possui investimentos no exterior.

No mundo dos investimentos, saber como o câmbio interfere a economia não somente nacional, mas internacionalmente pode ser o fator fundamental para uma rentabilidade acima da média. Ainda, investidores que sabem como se beneficiar do câmbio costumam ser mais bem-sucedidos em seus empreendimentos.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.