O que é Assembleia de Cotistas?

Se você é um investidor que tem uma parte em um fundo de investimento, então você é um cotista, e possui o direito de participar da Assembleia de Cotistas.

A verdade é que muitos cotistas nem sabem como funciona uma assembleia, às questões que ela aborda ou sequer como participar dela.

De fato, se comparado com a Assembleia de Acionistas que é mais conhecida, existem algumas diferenças interessantes que precisam ser compreendidas.

O que é a Assembleia de Cotistas?

A assembleia de cotistas é a reunião que acontece entre os cotistas de um fundo de investimento para discutirem os temas relacionados ao fundo.

Alguns temas que podem ser deliberados nesta assembleia:

  • Demonstrações financeiras que o administrador do fundo deve apresentar;
  • Como anda a política de investimentos do gestor;
  • A necessidade de substituir o administrador ou o gestor;
  • Avisos a respeito de reajustes em taxas de administração, performance e etc;
  • Alguma alteração que seja necessária ser feita no estatuto do fundo.

Outros assuntos podem vir a ser discutidos, mas de forma geral, estas questões apontadas são as principais que merecem a atenção dos cotistas.

Vale ressaltar que, independente do tamanho da cota que o investidor tenha em um fundo, ele está apto a participar da Assembleia. Mas você sabe o que são cotas dos fundos?

O que são as cotas dos fundos?

Para entender o que são as cotas dos fundos, primeiro é importante definir de forma bem clara o que são fundos de investimento.

Resumidamente, fundos de investimento são uma alternativa de investimento a qual o investidor delega o seu poder de escolha de onde investir o seu dinheiro a um profissional.

Esse profissional escolherá em quais ativos o dinheiro do investidor deve ser investido, o quanto será investido e por quanto tempo. 

Mas, como o que se configura como fundo, é o fato de que esse profissional faz as mesmas escolhas para vários investidores juntos, ao mesmo tempo.

Portanto, uma cota em um fundo trata-se do direito de participar de agrupamento de investidores que juntos confiam seus investimentos a um profissional capacitado.

É possível ter uma cota pequena ou mesmo uma cota grande em um fundo. Inclusive, é aceitável possuir cotas em vários fundos de investimentos diferentes.

Tipos de fundos de investimento

Os fundos de investimento podem utilizar vários critérios diferentes e estratégias para seguir na hora de investir o dinheiro do cotista. Mas os principais tipos de fundo, são:

  • F undos de ações;
  • Fundos imobiliários;
  • Fundos de renda fixa.

E todos eles possuem a obrigatoriedade de realizarem uma assembleia de cotistas.

Regras para Assembleia de Cotistas

A assembleia de cotistas possui algumas regras que se diferem da assembleia de acionistas tradicional que a maioria dos investidores conhece.

A primeira diferença é o fato de que não é necessário cumprir um quórum de participação para que a assembleia aconteça. Qualquer número de participantes serve.

Depois, apenas o administrador, o gestor ou um cotista majoritário com pelo menos 30% de participação no fundo pode convocar a assembleia de cotistas. 

E por fim, há o fato de que votações da Assembleia podem acontecer à distância. Ou mesmo em reuniões presenciais, cotistas podem participar à distância.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.