Tag Along: entenda os benefícios para o pequeno investidor

Tag Along é uma proteção oferecida ao pequeno investidor em caso de venda do controle da empresa. Por meio dessa proteção, o sócio minoritário pode vender suas ações para o novo controlador por um valor próximo ou igual ao valor pago ao antigo controlador.

Não adianta contratar um seguro depois que o carro já colidiu. Do mesmo modo, considerar o risco da troca de gestão e se prevenir de antemão é algo que deve ser feito antes de tomar uma decisão de investimento.

Você sabe o que muitos investidores que tomam suas decisões visando o longo prazo tem em comum? Todos eles reconhecem a importância do Tag Along.

Este artigo tem como intuito auxiliar você, pequeno investidor, que deseja investir no seu futuro e sabe que esse caminho deve ser trilhado através do aprendizado.

Para te ajudar a entender o conceito dp Tag Along e como ele pode ser importante em sua estratégia de investimentos, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Neste artigo você vai aprender:

  • O que significa tag along
  • A importância do tag along
  • Free float e tag along
  • Draft along x tag along
  • Governança corporativa e tag along
  • Exemplos práticos

O que significa tag along

Trata-se de um mecanismo previsto na Lei das S.A. no qual o novo controlador deve oferecer ao sócio minoritário com ações ordinárias (ON) no mínimo 80% do valor pago para o antigo controlador.

Esta condição está explícita no Art. 254-A da referida lei, no seguinte trecho:

"A alienação, direta ou indireta, do controle de companhia aberta somente poderá ser contratada sob a condição, suspensiva ou resolutiva, de que o adquirente se obrigue a fazer oferta pública de aquisição das ações com direito a voto de propriedade dos demais acionistas da companhia, de modo a lhes assegurar o preço no mínimo igual a 80% (oitenta por cento) do valor pago por ação com direito a voto, integrante do bloco de controle."

Desse modo, os pequenos investidores podem ter os mesmos direitos que os grandes acionistas.

A importância do tag along

Supondo que o site "Análise de Ações" seja uma empresa listada na bolsa de valores e que cada ação ON esteja valendo R$ 100,00.

Neste exemplo, consideremos que você tem 1 ação. No caso, se essas ações forem vendidas, quanto você vai receber?

Depende da porcentagem oferecida de tag along. Se for de 80%, você terá o direito de receber R$ 80,00. "É como o colete à prova de balas do policial", afirma o pequeno e experiente investidor Rodinei Rempalski.

É interessante que ter em mente que estes "80%" são o mínimo necessário para que que esteja de acordo com a Lei das S.A. anteriormente citada.

E por que oferecer mais do que o mínimo exigido?

O fato de algumas empresas oferecerem mais do que o mínimo necessário pode ser um bom sinal de governança.

Dito isso, fica simples entender a importância deste benefício para os investidores que focam no longo prazo ou que acreditam na possibilidade de troca de controladores. Por isso, esse conceito pode ser também relevante em sua análise fundamentalista.

Free float e tag along

Muitos investidores que visam o longo prazo preferem ações ordinários por algumas das qualidades que já listamos neste artigo.

No entanto, é fundamental considerar também a liquidez dos papéis através do free float antes de decidir optar por uma ON. Você pode verificar isso facilmente acessando em nosso site na parte de análises.

Free Float e Tag Along

Caso precise aprender mais sobre free float para tomar decisões mais assertivas de investimentos, clique aqui e confira nosso artigo completo.

Draft along x tag along

Neste ponto do artigo você já compreendeu o conceito de tag along e suas implicações. Enquanto tag along é a proteção para o pequeno investidor, draft along é praticamente o oposto.

O termo draft along, em uma tradução livre "arrastar junto" é um instrumento de proteção dos acionistas majoritários no momento de venda da controladoria ou, tecnicamente falando, "alienação das ações".

Trata-se de uma cláusula onde é determinado que os acionistas minoritários serão forçados a encerrar sua participação e vender suas ações quando o acionista majoritários decidirem.

Além de serem "arrastados juntos", deverão vender sua participação nos mesmos preços e condições. Você não quer ser obrigado a isso, né?

Governança corporativa e tag along

As ações PN não tem o direito a tag along assegurado por lei. Entretanto, dependendo do segmento de listagem da companhia na bolsa as ações preferenciais podem também ter este benefício.

Governança Corporativa e Tag Along

Quer saber mais sobre segmentos de listagem e governança corporativa? Aprenda neste artigo, clique aqui.

Exemplos práticos

Para finalizar este artigo, iremos listar alguns casos reais de mudança na controladoria e seu impacto para os investidores.

  • AMBEV: Exemplo clássico onde os acionistas detentores de Tag Along foram beneficiados em 2004. A mudança no controle acionário à época foi responsável por uma valorização de mais de 40% nas ações ordinárias. Em contrapartida, as ações PN chegaram a acumular uma queda de 17%.
  • SADIA e ARACRUZ: Estas empresas estavam com sérios problemas pós crise de 2008, por conta de perdas relacionadas com o mercado de derivativos. Por isso, acabaram sendo adquiridas por outras empresas gerando hoje as conhecidas BR Foods (BRFS3) e Fibria (FIBR3). Antes das aquisições, o tag along fez o preço das ações ON disparar. E os acionistas detentores de PN, na época, receberam um valor bem menor.
  • USIMINAS: Há alguns anos a Siderúrgica Nacional começou a comprar ações da Usiminas. Resultado? Ações ON decolaram e PN foram na direção contrária.

CONCLUSÃO

Esperamos que com o conteúdo aqui carinhosamente selecionado possa ajudar você a tomar suas próprias decisões de modo cada vez mais assertivo e racional.

Caso este artigo tenha sido útil a você, pedimos somente que compartilhe com pessoas queridas e que continue acompanhando o Análise de Ações. Em caso de dúvidas, basta deixar nos comentários.

Comentários

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.