Corretora Clear Corretora É boa para investir?

A Clear Corretora foi fundada em 2012 e rapidamente se tornou líder de mercado nos segmentos em que atuava e, em 2014, foi vendida para a XP Inc. Desde então, foram investidos milhões de reais em infraestrutura e sistemas, além do embarque de novas linhas de negócio, como distribuição de ativos de renda fixa e plataformas de negociação. A Clear, em conjunto com as demais marcas da XP Inc., representa uma das maiores distribuidoras de investimentos em atividade no Brasil.

Conheça Clear Corretora avaliação dos usuários

No geral, Clear Corretora possui uma nota de 0 de 5, cada item da avaliação está descrita abaixo em detalhes.

Facilidade de abertura de conta

(0 de 5)

Facilidade de usar a plataforma

(0 de 5)

Estabilidade da plataforma

(0 de 5)

Qualidade do atendimento em geral

(0 de 5)

Custos e taxas

(0 de 5)

Atende as necessidades

(0 de 5)

Recomendaria Clear Corretora a um amigo

(0 de 5)

A Clear Corretora é referência no mercado de capitais no Brasil, foi fundada em 2012 e em 2014 comprada pela XP Inc. A Clear é uma das corretoras mais seguras e é extremamente popular no país, especialmente aos pequenos investidores. A corretora conta com 300 bilhões de reais sob custódia e mais de 1 milhão de clientes ativos.

A Clear foi a primeira corretora a zerar suas taxas de corretagem no Brasil. Entre as opções de investimento estão ações, fundos imobiliários, ETFs, mini contratos e contratos cheios.

Vantagens da Corretora Clear

Ao escolher uma corretora para investir, é preciso fazer uma ampla pesquisa de mercado e verificar qual é aquela que é melhor em atender as suas demandas.

A Clear, ao oferecer corretagem zero aos investidores em renda variável, possui esse grande diferencial. Além disso, a corretora apresenta um sistema de realização de compra e venda, o home broker, intuitivo e que atualiza os preços e cotações das ações em tempo real.

Vale ressaltar que a Clear também funciona através de um aplicativo para dispositivos móveis, a Clear Mobile, além da sua versão desktop. Sendo assim, o investidor pode realizar seus investimentos diretamente do celular.

Em questões de segurança ao investidor, a corretora opera dentro das normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e possui certificação da CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados). A Clear é uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil e membro efetivo da B3.

Mais um aspecto relevante é que todos os ativos adquiridos por intermédio da corretora ficam cadastrados no CPF do investidor, dando-lhe custódia direta dos ativos. Isso pode ser útil em casos de o investidor querer trocar de corretora e transferir a custódia dos ativos para outra instituição financeira, além, é claro, de assegurar que as posições acionarias realmente são do investidor.

A respeito da comunicação com o investidor, a Clear responde e verifica os problemas que o usuário encontra em suas plataformas e presta satisfações em casos de descontentamento com os serviços oferecidos. O atendimento acontece via chat, diretamente na plataforma, via correio eletrônico e redes sociais.

Vale pontuar que, ao criar uma conta na Clear, o usuário encontra materiais educativos e livro digital de instruções para a melhor experiência possível ao usar os serviços da corretora.

A produção de conteúdo acerca o mercado financeiro na Clear é constante. O indivíduo não consegue consumir um produto se não o entende, então, a Clear direciona conteúdos educacionais gratuitos para promover o conhecimento entre o público em geral e investidores, através de blog posts, tutoriais em vídeo e mais presença em redes sociais.

Produzir conteúdo acessível e de qualidade não ocasionaria apenas na captação de clientes, mas iria promover a educação financeira a nível nacional.

A respeito da abertura de contas, o processo é rápido e simples e pode ocorrer em menos de 15 minutos. Após fazer o cadastro, com o preenchimento de dados pessoais e teste de perfil de investidor, e realizar o deposito inicial na corretora, a pessoa já está apta a investir.

Aliás, através de um teste de suitability, questionário para identificar o perfil de investidor, a Clear permite que o usuário negocie ativos que está dentro de sua zona de conforto, evitando que o investidor cometa erros em um primeiro momento. A divisão em perfis é a seguinte:

  • Investidor Conservador: Ativos de Renda Fixa (Tesouro Direto e CDB);
  • Perfil Moderado: Ativos de Renda Fixa (Tesouro, LCI, LCA, CDB, entre outros) e alguns produtos de Renda Variável, como ações;
  • Perfil Agressivo: Todos os produtos disponíveis, de Renda Fixa à Variável, incluindo operações complexas, como contratos futuros e opções.

Desvantagens da Corretora Clear

A Corretora Clear oferece ótimos serviços, mas é possível, de acordo com usuários, melhorar alguns aspectos.

Primeiramente, o catálogo da Clear é limitado, especialmente ao que diz respeito à renda fixa. Se o foco do investidor for ativos nesse segmento, a corretora pode ficar abaixo das expectativas. A própria Clear reconhece que os produtos oferecidos são mais focados em renda variável. Sendo assim, a corretora não é a mais completa do mercado.

Finalmente, usuários, constantemente, apontam falhas na infraestrutura tecnológica da empresa, tanto na versão para computadores quanto no aplicativo. A Clear realiza manutenções constantes e está sempre corrigindo tais falhas, as quais ocorrem por conta do excesso de ordens enviadas à corretora. Sendo assim, aumentar a base de dados pode corrigir eventuais imprecisões.

Opções de investimentos da Clear Corretora

Há as seguintes opções disponíveis na corretora Clear:

  • Renda Variável: Ações, Aluguel de Ações, Operações Estruturadas e com Algoritmos e Derivativos (opções de compra e venda, termo, contratos futuros, operações com swaps);
  • Renda Fixa: Tesouro Direto e CDB (Certificado de Depósito Bancário).

Taxas da Clear Corretora

Um ponto forte da corretorar Clear, é a ausência de taxas, a Clear foi a primeira corretora a zerar suas taxas de corretagem no Brasil. Além disso, ela também não cobra taxas de custódia. Ela também não cobra taxa de administração para os clientes que negociam títulos do Tesouro Direto. Apesar das taxas zeradas, como em qualquer outra corretora, é preciso tomar cuidado com operações alavancadas, as quais podem ocasionar na cobrança de taxas compulsórias e elevadas.

A corretora Clear é boa para você?

O foco da Clear Corretora é a renda variável. Então, se é nesse produto que o investidor está interessado em alocar capital, a corretora pode ser ideal por oferecer as funcionalidades que podem ser úteis a essa estratégia, com o benefício extra de disponibilizar corretagem taxa zero na compra e venda de opções e ações, além de taxa zero para custódia de ativos.

Ao disponibilizar as modalidades Day Trade e Swing Trade, a Clear atende aos investidores e especuladores que desejam operar na Bolsa de Valores, de acordo com a estratégia individual de cada um.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.