Ações Plano & Plano PLPL3

Plano & Plano Desenvolvimento Imobiliario SA

A Plano&Plano está entre as maiores construtoras e incorporadoras do país, presente em mais de 15 cidades. Ver mais

Conheça Plano & Plano ações PLPL3

A Plano & Plano é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código PLPL3 na B3.

Indicadores PLPL3

  • CotaçãoR$ 2,83

  • P/L5,59

  • LPA0,52

  • P/VPA1,8

  • VPA1,63

  • DY5,5%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Plano e Plano e uma empresa brasileira de capital aberto do segmento imobiliário, fundada no ano de 1997 com sede na cidade de São Paulo.

Atualmente ela é uma das maiores incorporadoras do país, estando presente em 15 estados. Seu foco é a construção de projetos econômicos para clientes de baixa renda.

A empresa conta com quase 20 mil clientes ativos, mais de 32 mil unidades vendidas e uma estrutura composta por pelo menos 500 colaboradores diretos e mais 5 mil indiretos.

São quase 2 milhões de m² construídos e outros milhares de metros em execução. Ao todo já foram entregues 137 empreendimentos localizados em diversas partes do país.

Vale destacar que regularmente a companhia é vista como uma das melhores empresas para se trabalhar no ramo imobiliário, sendo uma das de maior qualidade e eficiência.

A Plano e Plano é controlada pela Cyrela, uma incorporadora de referência no mercado, com mais de 59 anos de história.

História

A história da Plano e Plano é iniciada no ano de 1997 como uma empresa focada na prestação de serviços de engenharia e construção de alto padrão.

Já no ano de 1998, ela faz uma parceria com a Inocoop-SP, iniciando a construção de 12 torres residenciais na zona norte da cidade de São Paulo.

No início dos anos 2000 uma série de marcos são alcançados, como a aquisição da certificação ISO9001 e o início da parceria com a Caixa Econômica Federal.

O ano de 2004, por sua vez, é mercado por dois dos maiores êxitos da companhia: a construção da Vero City América e também da Fundação Cafu.

Em 2006 a Plano e Plano faz uma joint venture com a Cyrela Brazil Realty, dando origem a Cyrela Plano e Plano em 2008, no estado do Rio Grande do Norte.

Com intenção de expandir o seu campo de atuação, a empresa então inicia a sua presença no estado do Maranhão e em, 2009 adere ao programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Dois anos depois, um grande marco para a companhia: a entrega de 2900 unidades de residências do modelo “supereconômico”.

Iniciando o ano de 2012 a empresa começou a apostar na diversificação do seu portfólio e também deu início às operações da sua subsidiária, a Plano&Vendas. 

Entre 2013 e 2018 a empresa seria vista e reconhecida como uma das construtoras e incorporadoras com melhor desempenho do país, ficando entre as 10 primeiras.

Não obstante, no ano de 2015, um novo caso de sucesso para a companhia, o Inspire Barueri, que conseguiu vender mais de 1900 unidades em um único dia.

Por fim, no ano de 2020 a companhia abriu o seu capital na bolsa de valores, movimentando mais de 600 milhões de reais com o seu IPO e sendo listada como empresa do Novo Mercado.

Plano & Plano na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Plano & Plano ocorreu em 2020 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações PLPL3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da Plano & Plano é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Plano & Plano que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 32,5% das ações PLPL3 de Plano & Plano estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de PLPL3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações PLPL3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Plano & Plano possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações PLPL3?

Para declarar as ações da Plano & Plano no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "24.230.275/0001-80";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "PLPL3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Plano & Plano pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Plano & Plano na aba "dividendos" aqui na página da empresa.