Ações Moura Dubeux MDNE3

Moura Dubeux Engenharia SA

A Moura Dudeux é uma construtora e incorporadora do ramo imobiliário com foco no nordeste do Brasil. Ver mais

Conheça Moura Dubeux ações MDNE3

A Moura Dubeux é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker MDNE3 na B3.

Indicadores MDNE3

  • P/L4,92

  • LPA1,05

  • P/VPA0,4

  • VPA12,93

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Moura Dubeux é uma empresa brasileira de capital aberto, do setor imobiliário fundada no ano de 1983 e com sede no estado de Pernambuco.

A incorporadora tem atividades nos cinco estados da região nordeste, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. É uma das maiores imobiliárias da região.

Os principais projetos com os quais a Moura Dubeux trabalha são os empreendimentos residenciais, salas e prédios comerciais, flats e condomínios por regime de administração.

Ao longo da sua história a companhia entregou por volta de 200 empreendimentos, totalizando mais de 3,5 milhões de m² construídos e mais 23 mil unidades entregues.

Os empreendimentos que a companhia faz são destinados principalmente aos consumidores de alto padrão de renda e estrangeiros de poder aquisitivo.

Sua especialidade, no entanto, é a incorporação, sendo que a Moura Dubeux atua em todas as etapas da construção do empreendimento até a sua incorporação.

A companhia também gera recursos financeiros por meio da “taxa administrativa", oferecendo a possibilidade de também cuidar da administração dos seus projetos.

Outra forma pela qual a empresa ganha dinheiro é oferecendo serviços de administração aos seus empreendimentos, e com isso ganhando com a “taxa administrativa”.

De acordo com uma pesquisa feita pela JC Recall, a companhia é considerada a empresa mais lembrada e que mais se destaca na sua cidade de origem.

História

A história da Moura Dubeux teve início no ano de 1983 no estado do Recife com a iniciativa dos irmãos engenheiros Aluisio, Gustavo e Marcos Dubeux. 

No começo, os irmãos queriam apenas construir um prédio residencial de 500 m², de alto luxo, com todas as vantagens de um condomínio fechado e a preço de custo.

O primeiro empreendimento da companhia, todavia, só seria entregue em 1990. Um prédio com 530 m² de área construída, com diversos recursos e um gerador de energia integral.

Rapidamente a companhia decidiu lançar alguns empreendimentos na orla da praia de Boa Viagem, em Pernambuco, que foram altamente demandados graças ao baixo custo.

A partir do ano de 1999 a Moura Dubeux resolveu investir no segmento de segunda residência, lançando então o Beach Class Suítes.

A partir do ano de 2001 a companhia seria receptora de diversas premiações. Algumas delas como a certificação ISO 9001 nesse mesmo ano.

No ano de 2004 ela foi escolhida como a marca mais lembrada do segmento de empreendimentos imobiliários. Dois anos depois ela criou a VIVEX.

O objetivo da VIVEX era o de atender a clientes de baixa renda. Logo, foi a vez da criação da MDUrbanismo, que comprava terrenos em hectares e os vendia a metro quadrado após processo de desenvolvimento.

Por fim, em 2020 a empresa faz o seu IPO e abre capital na bolsa de valores, movimentando mais de 1 bilhão de reais.

Moura Dubeux na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Moura Dubeux foi realizado em 2020 e suas ações podem ser negociadas através das ações MDNE3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações da Moura Dubeux é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Moura Dubeux que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 67,08% das ações MDNE3 de Moura Dubeux estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de MDNE3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações MDNE3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Moura Dubeux possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações MDNE3?

Para declarar as suas ações da Moura Dubeux no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "12.049.631/0001-84";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "MDNE3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Moura Dubeux pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Moura Dubeux na aba "dividendos" aqui na página da empresa.