Ações Log CP LOGG3

Log Commercial Properties e Participacoes SA

Atua no segmento de logística, é uma das maiores desenvolvedoras de ativos logísticos greenfield e locadoras de galpões de alto padrão no Brasil. Ver mais

Conheça Log CP ações LOGG3

A Log CP é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker LOGG3 na B3.

Indicadores LOGG3

  • CotaçãoR$ 23,40

  • P/L5,78

  • LPA4,05

  • P/VPA0,68

  • VPA34,62

  • DY3,7%

Escrito por:

Marcilio Lima

A LOGG Log CP é uma empresa brasileira de capital aberto do segmento de logística, fundada em 2007 e com sede na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A companhia é atualmente uma das maiores desenvolvedoras de ativos logísticos greenfield e locadoras de galpões de alto padrão no Brasil.

O modelo de negócios da companhia abrange desde a incorporação até a gestão dos empreendimentos os quais ela investe os seus recursos financeiros.

Presente em todas as regiões do país, estando em 18 estados e 39 cidades mais o Distrito Federal, a companhia conta com mais de 1 milhão de m² de ABL construído.

Os condomínios da empresa possuem todos administração própria. A responsabilidade por esse serviço, por sua vez, fica com a subsidiária Log Adm.

Para prestar os seus serviços a companhia usa de um esquema de ciclo de desenvolvimento que abrange cinco etapas. São elas:

  • Identificação da demanda: Clientes são identificados com o apoio de uma equipe multidisciplinar e um comitê interno responsável pelas decisões;
  • Regularização do terreno: É feito o due dilligence, o mapeamento de possíveis restrições e a obtenção de todas as licenças e aprovações;
  • Construção: O processo de construção é padronizado, mecanizado e organizado em módulos. Galpões levam em média 6 meses para ficarem prontos;
  • Entrega do projeto: Por meio de uma equipe comercial qualifica que busca parceria com corretoras especializada no mercado da companhia;
  • Gestão dos ativos: Preza por controle de custos, padronização de fornecedores e manutenção e gestão periódica dos ativos.

História da Log CP

A história da Log CP (LOGG) teve início no ano de 2007 com a constituição da companhia. Já no ano seguinte aconteceu a transformação para uma sociedade por ações.

A empresa se chamava MRV Logística e Participações S.A. Seu propósito era atuar com desenvolvimento, construção e locação de galpões e loteamentos.

Ainda nesse mesmo ano, 35% do capital social da companhia foi adquirido pela Autonomy Investimentos S.A. Em 2010 a Autonomy iria alienar sua participação.

Nesse momento a Conedi Participações Ltda assumiria a participação da Autonomy. Inclusive, ela continua fazendo parte do controle da Log CP até hoje.

O primeiro galpão entregue pela companhia foi na cidade de Contagem, MG, no ano de 2009. Este galpão tinha aproximadamente 13 mil m² de ABL.

Depois de um grande investimento da Starwood Capital Group Global em 2011, a companhia entregou o seu primeiro galpão fora de MG, na cidade de Jundiaí, SP.

O ano de 2012 foi marcado pela mudança de nome para “LOG Commercial Properties e Participações S.A”, e a empresa celebrou mais de 1,3 milhões de m² de ABL no portfólio.

Apenas no ano de 2014 mais 617 mil m² de ABL foram entregues. No ano seguinte, a companhia aprovou um aumento de capital de 250 milhões de reais.

Em 2018 aconteceu uma reestruturação societária em decorrência da cisão da Log Commercial Properties em relação a MRV Engenharia e Participações.

Isso levou a empresa a abrir o seu capital na bolsa de valores, sendo listada no segmento do Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3.

Outras informações

Até o ano de 2024 a companhia possui planos para estender o seu portfólio com mais 1,5 milhões de m² de ABL. Essa iniciativa é chamada de “Todos por 1.5”.

Log CP na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Log CP foi realizado em 2013 e suas ações podem ser negociadas através das ações LOGG3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Log CP é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Log CP que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 57,94% das ações LOGG3 de Log CP estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de LOGG3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações LOGG3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, Log CP possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações LOGG3?

Para declarar as ações da Log CP no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "09.041.168/0001-10";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "LOGG3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Log CP pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Log CP na aba "dividendos" aqui na página da empresa.