Ações Ferbasa FESA4, FESA3

Companhia de Ferro Ligas da Bahia SA

A Ferbasa (ações FESA3, FESA4) exerce atividades nas áreas de mineração, metalurgia, recursos florestais e energia renovável. Líder em produção de ferroligas e única produtora integrada de ferrocromo das Américas. Está entre as 10 maiores empresas da Bahia. Ver mais

Conheça Ferbasa ações FESA4, FESA3

A Ferbasa é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código FESA4, FESA3 na B3.

Indicadores FESA3

  • P/L5,19

  • LPA9,47

  • P/VPA1,65

  • VPA29,75

  • DY5,96%

Indicadores FESA4

  • P/L5,28

  • LPA9,47

  • P/VPA1,68

  • VPA29,75

  • DY6,44%

O que a Ferbasa (FESA) faz

Atualmente os negócios da Ferbasa (ações FESA3, FESA4) estão divididos em 4 áreas. São elas:

  • Metalurgia;
  • Mineração;
  • Florestal;
  • Eólica.

 Na sequência, vamos conhecer cada uma das 4 áreas de negócios da empresa.

Metalurgia

Localizado em Pojuca, o parque industrial da Ferbasa é constituído de 14 fornos utilizados na produção de ferroligas.

A Ferbasa atua na fabricação e comercialização de diferentes tipos de ferroligas, cada qual com suas próprias características e mercado de atuação específico. Confira na sequência os ferroligas produzidos pela Ferbasa.

Ferrocromo Alto Carbono (FeCrAC): Liga de ferro, cromo, silício e outros elementos.

Como elemento liga, o Ferro Cromo Alto Carbono ou Charge Chrome é usado na fabricação de um grande número de tipos de aço e ligas especiais. Tem como característica básica o carbono acima de 4%.

 As principais utilizações ocorrem na produção de aço resistentes à corrosão, na produção de aços de alta resistividade elétrica, aços com alta liga (indústria de automóveis), anti-oxidação e principalmente na produção de aços inoxidáveis.

Ferrocromo Baixo Carbono (FeCrBC): Liga de ferro, cromo, silício e carbono com teor máximo de 0,15%. É usado durante a produção de aços para corrigir os teores de cromo, sem provocar variações indesejáveis no teor de carbono. 

A sua utilização industrial é a mesma da liga Ferrocromo Alto Carbono, ou seja, na produção de aços especiais e inoxidáveis, com larga aplicação nas indústrias de bens de consumo.

Ferro Silício Cromo (FeSiCr): Liga de ferro, cromo, silício e outros elementos. Sua aplicação consiste em ser o principal insumo na produção de Ferro Cromo Baixo Carbono.

Ferro Silício 75% (FeSi 75%): O Ferro Silício 75% é produzido a partir do quartzo de alta pureza, carvão vegetal, minério de ferro, carepa e sucata.

O Ferro Silício 75% é utilizado na produção de aços como desoxidante e elemento de liga e na indústria de fundição, como agente grafitizante.

Mineração

No segmento de mineração, a Ferbasa atua na extração de cromita através de dois centros de extração mineral na região Centro-Norte do estado da Bahia, sendo um deles localizado no Distrito Cromitífero do Vale do Jacurici e outro no Distrito Cromitífero de Campo Formoso. 

As operações de extração do mineral iniciaram-se em 1961 e atualmente a maior parte da produção de minério supre a demanda da Metalurgia, em Pojuca (BA), para a produção de Ferro Cromo e Ferro Silício Cromo.

Florestal

A Ferbasa afirma que o progresso econômico precisa acontecer em harmonia com a natureza e com a sociedade. Com base nisso, a empresa investe em unidades de plantios de florestas renováveis de eucalipto.

Segundo a Companhia, o Eucalipto é uma importante fonte de matéria-prima para a transformação dos minérios em ferroligas.

Vale destacar, que segundo a Ferbasa (ações FESA3, FESA4), as suas áreas de preservação ambiental representam 45% de área protegida, contra 20% do exigido pela legislação.

As áreas da Ferbasa destinadas ao plantio de eucalipto  estão localizadas em Mata de São João, Entre Rios, Araças, Cardeal da Silva, Esplanada, Conde, Alagoinhas, Maracás, Planaltino e Aramari.

A capacidade de produção das reservas de Eucalipto da empresa é equivalente a 12.000 toneladas de carvão por mês;

Eólica

Por fim, a Ferbasa também é responsável pela operação do parque eólico BW Guirapá. A aquisição do complexo eólico ocorreu no final de 2017, tendo como objetivo, o fornecimento de parte do suprimento energético necessário para as atividades da Ferbasa.

Localizado no Sudoeste baiano, o parque eólico tem capacidade instalada para gerar 170,2 MW.

História da Ferbasa (FESA)

 Fundada em Fevereiro de 1961 pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, a Ferbasa Companhia de Ferro Ligas da Bahia atua nas atividades de mineração, metalurgia, recursos florestais e energia renovável. 

As operações da Ferbasa (ações FESA3, FESA4) tiveram início no município de Campo Formoso, Bahia, no ramo de mineração, com o objetivo de produzir Ferro Cromo. Vale destacar, que atualmente a empresa detém aproximadamente 95% das reservas de cromita do Brasil (matéria-prima do ferrocromo).

Vale destacar, que a  maior parte da produção da Ferbasa é destinada ao mercado brasileiro, sendo também exportada para os mercados japonês, europeu e americano, entre outros.

Ferbasa na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Ferbasa ocorreu em 1961 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações FESA3, que são ações ordinárias, e ações FESA4, que são suas ações preferenciais.

Item importante a ser analisado para as ações da Ferbasa é o free float.

O free float é o percentual de ações da Ferbasa que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 1,06% das ações FESA3 e 68,22% das ações FESA4 de Ferbasa estão em livre circulação no mercado.

Diferença entre as ações FESA4 e FESA3

A principal diferença entre as ações da Ferbasa é que as ações ordinárias (FESA3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (FESA4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações FESA4 e FESA3?

Para declarar as ações da Ferbasa no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "15.141.799/0001-03";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "FESA3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Ferbasa pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Ferbasa na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações FESA4, FESA3 paga mais dividendos.