A Ferbasa é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código FESA4, FESA3 na B3.
Ações Ferbasa FESA4, FESA3
Companhia de Ferro Ligas da Bahia SA
☆☆☆☆☆A Ferbasa (ações FESA3, FESA4) exerce atividades nas áreas de mineração, metalurgia, recursos florestais e energia renovável. Líder em produção de ferroligas e única produtora integrada de ferrocromo das Américas. Está entre as 10 maiores empresas da Bahia. Ver mais
Conheça Ferbasa ações FESA4, FESA3
Setor / SegmentoMetalúrgica
CNPJ15.141.799/0001-03
Fundado1961 (há 61 anos)
IPO1961 (há 61 anos)
Página de RIVer site ⇨
Site OficialVer site ⇨
Indicadores FESA3
P/L5,19
LPA9,47
P/VPA1,65
VPA29,75
DY5,96%
Indicadores FESA4
P/L5,28
LPA9,47
P/VPA1,68
VPA29,75
DY6,44%
O que a Ferbasa (FESA) faz
Atualmente os negócios da Ferbasa (ações FESA3, FESA4) estão divididos em 4 áreas. São elas:
- Metalurgia;
- Mineração;
- Florestal;
- Eólica.
Na sequência, vamos conhecer cada uma das 4 áreas de negócios da empresa.
Metalurgia
Localizado em Pojuca, o parque industrial da Ferbasa é constituído de 14 fornos utilizados na produção de ferroligas.
A Ferbasa atua na fabricação e comercialização de diferentes tipos de ferroligas, cada qual com suas próprias características e mercado de atuação específico. Confira na sequência os ferroligas produzidos pela Ferbasa.
Ferrocromo Alto Carbono (FeCrAC): Liga de ferro, cromo, silício e outros elementos.
Como elemento liga, o Ferro Cromo Alto Carbono ou Charge Chrome é usado na fabricação de um grande número de tipos de aço e ligas especiais. Tem como característica básica o carbono acima de 4%.
As principais utilizações ocorrem na produção de aço resistentes à corrosão, na produção de aços de alta resistividade elétrica, aços com alta liga (indústria de automóveis), anti-oxidação e principalmente na produção de aços inoxidáveis.
Ferrocromo Baixo Carbono (FeCrBC): Liga de ferro, cromo, silício e carbono com teor máximo de 0,15%. É usado durante a produção de aços para corrigir os teores de cromo, sem provocar variações indesejáveis no teor de carbono.
A sua utilização industrial é a mesma da liga Ferrocromo Alto Carbono, ou seja, na produção de aços especiais e inoxidáveis, com larga aplicação nas indústrias de bens de consumo.
Ferro Silício Cromo (FeSiCr): Liga de ferro, cromo, silício e outros elementos. Sua aplicação consiste em ser o principal insumo na produção de Ferro Cromo Baixo Carbono.
Ferro Silício 75% (FeSi 75%): O Ferro Silício 75% é produzido a partir do quartzo de alta pureza, carvão vegetal, minério de ferro, carepa e sucata.
O Ferro Silício 75% é utilizado na produção de aços como desoxidante e elemento de liga e na indústria de fundição, como agente grafitizante.
Mineração
No segmento de mineração, a Ferbasa atua na extração de cromita através de dois centros de extração mineral na região Centro-Norte do estado da Bahia, sendo um deles localizado no Distrito Cromitífero do Vale do Jacurici e outro no Distrito Cromitífero de Campo Formoso.
As operações de extração do mineral iniciaram-se em 1961 e atualmente a maior parte da produção de minério supre a demanda da Metalurgia, em Pojuca (BA), para a produção de Ferro Cromo e Ferro Silício Cromo.
Florestal
A Ferbasa afirma que o progresso econômico precisa acontecer em harmonia com a natureza e com a sociedade. Com base nisso, a empresa investe em unidades de plantios de florestas renováveis de eucalipto.
Segundo a Companhia, o Eucalipto é uma importante fonte de matéria-prima para a transformação dos minérios em ferroligas.
Vale destacar, que segundo a Ferbasa (ações FESA3, FESA4), as suas áreas de preservação ambiental representam 45% de área protegida, contra 20% do exigido pela legislação.
As áreas da Ferbasa destinadas ao plantio de eucalipto estão localizadas em Mata de São João, Entre Rios, Araças, Cardeal da Silva, Esplanada, Conde, Alagoinhas, Maracás, Planaltino e Aramari.
A capacidade de produção das reservas de Eucalipto da empresa é equivalente a 12.000 toneladas de carvão por mês;
Eólica
Por fim, a Ferbasa também é responsável pela operação do parque eólico BW Guirapá. A aquisição do complexo eólico ocorreu no final de 2017, tendo como objetivo, o fornecimento de parte do suprimento energético necessário para as atividades da Ferbasa.
Localizado no Sudoeste baiano, o parque eólico tem capacidade instalada para gerar 170,2 MW.
História da Ferbasa (FESA)
Fundada em Fevereiro de 1961 pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, a Ferbasa Companhia de Ferro Ligas da Bahia atua nas atividades de mineração, metalurgia, recursos florestais e energia renovável.
As operações da Ferbasa (ações FESA3, FESA4) tiveram início no município de Campo Formoso, Bahia, no ramo de mineração, com o objetivo de produzir Ferro Cromo. Vale destacar, que atualmente a empresa detém aproximadamente 95% das reservas de cromita do Brasil (matéria-prima do ferrocromo).
Vale destacar, que a maior parte da produção da Ferbasa é destinada ao mercado brasileiro, sendo também exportada para os mercados japonês, europeu e americano, entre outros.
Ferbasa na Bolsa de Valores
O IPO das ações da Ferbasa ocorreu em 1961 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações FESA3, que são ações ordinárias, e ações FESA4, que são suas ações preferenciais.
Item importante a ser analisado para as ações da Ferbasa é o free float.
O free float é o percentual de ações da Ferbasa que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 1,06% das ações FESA3 e 68,22% das ações FESA4 de Ferbasa estão em livre circulação no mercado.
Diferença entre as ações FESA4 e FESA3
A principal diferença entre as ações da Ferbasa é que as ações ordinárias (FESA3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (FESA4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.
Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.
Como declarar ações FESA4 e FESA3?
Para declarar as ações da Ferbasa no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:
- Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
- Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
- Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
- No campo do CNPJ, digite "15.141.799/0001-03";
- Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "FESA3 - QUANTIDADE: 1000";
- No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".
As ações da Ferbasa pagam dividendos?
Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Ferbasa na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações FESA4, FESA3 paga mais dividendos.