Ações Embraer EMBR3

Embraer SA

A Embraer (ações EMBR3) é um conglomerado transnacional brasileiro e fabricante de aviões que atende às finalidades comerciais, executivas, agrícolas e militares, conta com mais de 8.000 aeronaves entregues e sendo a terceira maior do mundo em seu setor. Ver mais

Conheça Embraer ações EMBR3

Embraer é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código EMBR3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Com mais de 8.000 aeronaves entregues e sendo a terceira maior do mundo em seu setor, a Embraer (ações EMBR3), é um conglomerado transnacional brasileiro, fabricante de aviões que atendem às finalidades comerciais, executivas, agrícolas e militares. Entretanto, também atua através do fornecimento de peças aeroespaciais e prestação de serviços e suporte nessa área. Contando com mais de 18.000 colaboradores, a companhia tem sua sede instalada na cidade de São José dos Campos (SP), mas possui diversas outras unidades no Brasil, Estados Unidos, Irlanda, Portugal, Holanda, França, Emirados Árabes, Singapura e China, onde atende as mais diversas demandas globais com unidades industriais, escritórios e centros de distribuição de peças e serviços, armazéns, etc. A companhia atua também através de joint ventures na China e Portugal, buscando alcançar o topo do mercado mundial, hoje liderado por Airbus e Boeing.

Atualmente, a Embraer (ações EMBR3) atua em várias linhas de negócio, mas são 3 as mais importantes para a sustentabilidade e avanço da companhia. A primeira e principal é a aviação comercial, onde atende mais de 100 linhas aéreas em todo o mundo, fornecendo aeronaves a mais de 60 países em todos os continentes. Nessa linha de negócio, 28% da receita vem do continente asiático, seguido pela América do Norte com 26%.

A segunda frente de negócio da Embraer (ações EMBR3) é a linha de jatos executivos, onde possui presença global também atendendo mais de 70 países. Desde a inauguração desse segmento, já foram entregues cerca de 1.400 unidades, que seguem em constante crescimento. De 2002 a 2005 foram entregues apenas 10 aeronaves dessa categoria ao ano e em 2019 esse número atingiu 109 unidades. Nesse segmento, a grande maioria da receita vem da América do Norte, com 54%, seguida pelo continente europeu com 23%.

Outro segmento importante para a Embraer é a linha de Defesa e Segurança. Nesse ramo, tem como clientes forças armadas de mais de 60 países e atua com 3 subsidiárias das quais detém 100% de participação e atuam em sistemas e programas para melhorar a tecnologia de suas aeronaves: Atech, Savis e Visiona.

História da Embraer

A história da Embraer (ações EMBR3) teve início como uma iniciativa do governo brasileiro de, através de um projeto estratégico, implementar a indústria aeronáutica no país como mais uma iniciativa de substituir as importações. Dessa forma, em 1965 foi aprovado um projeto governamental para produção de uma aeronave que atendesse as necessidades do transporte aéreo comercial brasileiro. A produção da mesma envolveu cerca de 300 pessoas lideradas pelo então major da FAB, Ozires Silva. Com o intuito de produzir tal modelo em série, em 1969 a Embraer é criada, sendo Ozires seu primeiro presidente.

Sua natureza inicial foi de uma sociedade de economia mista, estando vinculada ao Ministério da Aeronáutica e com a maior parte de seu quadro de funcionários sendo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Durante as décadas de 70 e 80, a companhia ganhou projeção nacional e internacional com os aviões Bandeirante, Xingu e Brasília, adquirindo no início dos anos 80 a Indústria Aeronáutica Neiva, que hoje é sua subsidiária é responsável pela linha de negócios de aviação agrícola.

Com um cenário de crise econômica interna no Brasil no final da década de 80, a fabricante foi atingida em cheio passando por grandes dificuldades. Dessa forma, em 1991 Ozires Silva retorna ao comando da companhia para conduzir o processo de privatização da mesma, que foi concluído em 1994, com a União arrecadando cerca de R$154 milhões.

Após a privatização, a empresa que passava por sérias dificuldades financeiras se tornou a terceira fabricante de aeronaves do mundo, passando por diversos processos de reestruturação que abriram o caminho do crescimento para a mesma.

A partir de então a Embraer expandiu seu mercado, suas linhas de negócio e sua atuação buscando crescimento e ganho do mercado em que atua. Como exemplos de suas ações mais recentes, em 2012 foi criada uma joint venture com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), visando a fabricação na China dos jatos executivos Legacy 600/650, utilizando da estrutura e recursos já existentes de sua outra joint venture Harbin Embraer Aircraft Industry. Também em 2012, inaugurou duas fábricas no continente europeu, ambas em Évora (Portugal), sendo as primeiras da companhia no velho continente.

EMBR3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Embraer ocorreu em 2006 e suas ações podem ser negociadas através das ações EMBR3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações de Embraer é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da empresa que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 99.20% das ações EMBR3 de Embraer estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de EMBR3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações EMBR3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Embraer possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos EMBR3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Embraer na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.