Ações Grazziotin CGRA4, CGRA3

Grazziotin SA

A Grazziotin (ações CGRA3, CGRA4) é uma empresa que atua no mercado de varejo brasileiro, mais especificamente na região sul do país, por meio das marcas Franco Giorgi, Lojas Grazziotin, Pormenos, Tottal Casa & Conforto e GZT. Ver mais

Conheça Grazziotin ações CGRA4, CGRA3

Grazziotin é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código CGRA4, CGRA3 na B3.

SETOR / SEGMENTOVarejo > Vestuário

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Grazziotin (ações CGRA3, CGRA4) é uma empresa que atua no mercado de varejo brasileiro, mais especificamente na região sul do país, por meio das seguintes marcas:

  • Franco Giorgi – fundada em 1989, a marca é especializada na venda de moda masculina para o público das classes B e C, possuindo 22 lojas físicas, distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e um comércio eletrônico.
  • Lojas Grazziotin – criada em 1981, oferece produtos de moda feminina, masculina e infantil, além de calçados e roupas de cama, mesa e banho. Possui cerca de 70 lojas físicas nos estados sulistas.
  • Pormenos – idealizada em 1985, possui mais de 190 lojas na região sul, tem no seu portfólio, produtos de moda feminina, masculina, infantil, bebê e íntima; calçados, decoração e roupas de cama, mesa e banho.
  • Tottal Casa & Conforto – com 58 lojas espalhadas pelos três estados, essa linha oferece aproximadamente 1600 itens de utilidades para o lar, como cama, mesa, banho, bazar, cortinas, tapetes, camping e eletroportáteis, tendo sido fundada em 1984.
  • GZT – representada pela unificação de todas as marcas do Grupo Grazziotin em uma só unidade.

Além do segmento de varejo, a empresa também possui outros negócios, sendo:

  • Grazziotin Financiadora – localizada na cidade de Passo Fundo (RS), atua como a instituição financeira do grupo, oferecendo financiamento por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou do Crédito Pessoal; o Centro Shopping Empreendimentos e Participações Ltda. – Shopping da empresa localizado no centro de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
  • Grato Agropecuária Ltda. – empresa do setor agropecuário, localizada nos municípios de São Desidério e Correntina, na Bahia. Essa companhia foi fruto de uma parceria com a Todeschini S.A. em 1989, ficando cada grupo com 50% do capital da empresa. Ainda, a Grato atua no plantio de soja, feijão, milho e algodão.
  • Floresta Grazziotin – tendo adquirido uma área do município de Piratini (Rio Grande do Sul) em 1980, essa empresa tem por objetivo a exploração de florestas, mediante plantio de mudas, poda, corte e beneficiamento de madeiras e venda para o mercado interno e externo.
  • Seguro Premiado – programa de seguros de crediário pertencente ao Grupo Grazziotin.

A história da Grazziotin

Para explicar a história da Grazziotin (ações CGRA3, CGRA4), é necessário contar também a história da família Grazziotin. Nascidos na cidade italiana de Veneza, no século XVIII, os membros dessa família eram prósperos comerciantes. Visando ampliar os negócios, o Sr. Valentin Grazziotin e sua família vieram para o Brasil em 1879. Já em 1922, a família se estabeleceu no interior da cidade de Caxias do Sul.

O Sr. Valentin trabalhava com comércio e agricultura de subsistência, em que o excedente do consumo era comercializado junto com outros produtos em outras cidades. Além disso, Grazziotin também comercializava suínos e gado, animais que ele mesmo conduzia montado em um cavalo de uma região a outra do estado.

Casado com Dona Rachele Bordin Grazziotin, eles tinham 12 filhos, e na medida em que iam crescendo, Sr. Valentin estabelecia que fossem começar a trilhar seus próprios caminhos, sendo que os mais velhos iriam levar consigo algum mais novo para ajudar. Nesse sentido, para cada dupla era emprestada uma certa quantia de dinheiro, que deveria ser retornada o mais breve possível para poder financiar outra dupla.

Dessa forma, os irmãos Tranqüilo, Plínio, João e Idalino resolveram iniciar um negócio de atacado em 1949. A cidade escolhida para sediar a primeira unidade do atacado foi Passo Fundo, no Planalto Riograndense, uma vez que ela estava localizada em uma região rica, próspera e bem servida de rodovias e ferrovias. Somado a isso, aquela região também possuía um grande tráfego de caminhões e intenso comércio local devido a uma fábrica de cerveja e grandes frigoríficos estarem ali.

Sendo assim, a primeira unidade foi inaugurada em 1950, atuando com o atacado e varejo de secos e molhados. Dois anos mais tarde, ocorreu a primeira mudança na sociedade da empresa, com a entrada do Sr. Valentin, outros irmãos e outros sócios. Visando expandir os negócios, a companhia entrou no ramo de importação e exportação, exportando cereais e lã de ovelha e importando armarinhos, arame farpado, soda cáustica, armas e munição.

Com a estabilidade da inflação no final da década de 60, a Grazziotin (ações CGRA3, CGRA4) começou a oferecer eletrodomésticos, fogões, geladeiras, aparelhos de TV, máquinas de costura, etc., já possibilitando o pagamento no crediário. Nesse mesmo período, houve a primeira aquisição do grupo, sendo ela o prédio e as mercadorias da empresa MAX AVILA, em 1965.

A década de 70 foi marcada pela entrada definitiva no segmento de varejo, comercializando móveis, eletrodomésticos, bazar, ferragem, material de construção, entre diversos outros produtos. Nesse mesmo período, a empresa começou com a expansão do negócio para outras cidades, como Erechim, Carazinho, Marau, e assim por diante. Finalizando a década de 70, o grupo passou à Sociedade Anônima visando o primeiro aporte de capital, tornando suas ações comercializadas na bolsa de valores, B3 (ações B3SA3) e alterando sua razão social para Comercial Grazziotin S.A.

Agora, a década de 80 foi responsável pela mudança de rumo da Grazziotin, devido à forte concorrência no segmento de varejo no país. Alterando-se a razão social para Grazziotin S.A., o novo foco da empresa era o segmento de moda, ramificando o grupo nas marcas já citadas no início do texto.

Grazziotin e sustentabilidade

Nesse âmbito, deve-se ressaltar algumas ações realizadas pela Grazziotin, como:

  • Acompanhamento, ajuda e auxílio às instituições como Asilos, APAE, Socrebe, Cejume e CACC.
  • Projeto Comdica.
  • Esporte Clube Vila Nova.
  • Parceria com o Grupo Teatral Cia da Cidade.
  • Programa Ambiente Limpo.

Como resultado dessas atitudes, a companhia recebeu o Prêmio Top Ser Humano, promovido pela ABRG/RS, em 2017.

CGRA4 e CGRA3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Grazziotin foi realizado em 1979 e suas ações podem ser negociadas através das ações CGRA3, que são ações ordinárias, e ações CGRA4, que são suas ações preferenciais.

Itens importantes a serem analisados para as ações de Grazziotin é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da empresa que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 31.73% das ações CGRA3 e 76.27% das ações CGRA4 de Grazziotin estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de CGRA3, o tag along é de 100%, e de CGRA4, o tag along é também de 100%.

Dividendos Grazziotin

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Grazziotin na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações CGRA4, CGRA3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações CGRA3 e CGRA4

A principal diferença entre as ações de Grazziotin é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.