Ações Braskem BRKM6, BRKM5, BRKM3

Braskem SA

A Braskem (ações BRKM3, BRKM6, BRKM5) é uma empresa brasileira do setor de plásticos, sendo a sexta maior produtora de resinas plásticas do mundo e líder mundial na produção de biopolímeros. Possui 41 unidades industriais em quatro países (Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha) e capacidade anual de produção de 8,9 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e 10,7 milhões de toneladas de químicos básicos (como Eteno, Propeno, Butadieno, Bezeno, entre outros). Atende a clientes em mais de 100 países e que pertencem aos mais diversos segmentos, tais como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, varejo, tintas, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Ver mais

Conheça Braskem ações BRKM6, BRKM5, BRKM3

A Braskem é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker BRKM6, BRKM5, BRKM3 na B3.

A Braskem (ações BRKM3, BRKM5, BRKM6) atua na produção de resinas termoplásticas e outros produtos químicos, dentre eles:

  • Resinas polietileno (PE);
  • Polipropileno (PP);
  • Policloreto de vinil (PVC);
  • Eteno;
  • Propeno;
  • Butadieno;
  • Benzeno;
  • Tolueno;
  • Cloro;
  • Soda;
  • Solvente.

O objetivo estratégico da Braskem (ações BRKM3, BRKM5, BRKM6) consiste em satisfazer as necessidades dos seus clientes da cadeia de valor de químicos e plásticos de forma sustentável e maximizar o retorno sobre o capital investido pelos acionistas.

Para a Braskem, a inovação e a tecnologia continuam sendo um caminho importante para aumentar a sua produtividade e competitividade.

Em razão disso, a empresa afirma que atualmente vem concentrando seus esforços no desenvolvimento e na inovação para melhorar constantemente as suas operações.

O foco na inovação se estende não apenas às operações, mas também ao portfólio de produtos e nos seus novos modelos de gestão e práticas de negócios.

A Braskem, afirma em seus relatórios mais recentes que busca se posicionar para adotar e implementar novas tecnologias e soluções digitais que tragam maior eficiência aos seus processos industriais e gestão empresarial.

Essa estratégia tem por objetivo, garantir um ótimo desempenho operacional, considerando confiabilidade, otimização da produção, redução de custos, disciplina de investimentos e melhorias em nossos processos industriais.

História da Braskem

A Braskem (ações BRKM3, BRKM5, BRKM6) é uma empresa brasileira do segmento petroquímico que atua na produção de resinas termoplásticas, sendo atualmente responsável por 40 unidades industriais distribuídas em 4 países.

É a maior do seu segmento nas Américas e também a maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos.

Apesar de ser responsável por negócios de grandes proporções, a Braskem é uma empresa relativamente nova no mercado, uma vez que a sua constituição ocorreu em 2002, a partir da integração das seguintes empresas:

  • Copene;
  • OPP;
  • Trikem;
  • Proppet;
  • Nitrocarbono;
  • Polialden;
  • Novonor (antiga Odebrecht).

Destaca-se ainda, que a Braskem conta com importante participação da Petrobras nos seus negócios.

Por meio de uma parceria com a Petrobras, a Braskem iniciou a consolidação do Pólo Petroquímico de Triunfo no Brasil em março de 2007 com os ativos petroquímicos adquiridos do grupo Ipiranga.

Em setembro de 2008, a Ipiranga Petroquímica, a Petroquímica Paulínia e a parcela cindida da Ipiranga Química foram incorporadas à Braskem.

Destaca-se ainda, que em maio de 2009, foi aprovada a fusão da Braskem com a Triunfo.

Em janeiro de 2010, a Braskem anunciou a aquisição da Quattor com o objetivo de fortalecer o setor petroquímico brasileiro e estabelecer a Companhia entre as cinco maiores e mais competitivas empresas petroquímicas do mundo.

No mesmo ano, foram adquiridos os ativos de polipropileno da Sunoco Chemicals, o quarto maior produtor dessa resina nos Estados Unidos.

Esta aquisição representou um importante passo no reforço da estratégia de internacionalização da marca, dos seus produtos e serviços.

Como resultado dessa aquisição, a Braskem se tornou líder em resinas termoplásticas nas Américas, consolidando a sua posição como um importante player no mercado petroquímico internacional e o terceiro maior player global na indústria de polipropileno.

Em julho de 2011, a Companhia anunciou a aquisição do negócio de polipropileno da Dow Chemical, incluindo quatro fábricas (duas fábricas nos Estados Unidos e duas fábricas na Alemanha).

Os ativos dos EUA, localizados em Freeport e Seadrift, Texas, têm uma capacidade de produção anual combinada de 545.000 toneladas.

Em novembro de 2017, a Braskem Petro, incorporou-se à Braskem S.A, com a Braskem S.A como entidade sobrevivente. Essa fusão simplificou a estrutura corporativa da empresa e consolidou as suas atividades, reduzindo custos financeiros e operacionais.

Por sua vez, o IPO da Braskem ocorreu no mesmo ano da sua fundação. Na B3 as suas ações são negociadas através dos seguintes tickets:

  • BRKM3 (Ações Ordinárias);
  • BRKM5 (Ações Preferenciais);
  • BRKM6 (Ações Preferenciais).

Além de marcar presença na Bolsa de Valores brasileira, a Braskem também está presente na Bolsa de Valores de Nova Iorque e na Bolsa de Madri, na Espanha.

As unidades da Braskem no Brasil e no mundo estão distribuídas da seguinte forma:

  • 29 unidades no Brasil, distribuídas nos Estados de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo;
  • 5 unidades nos Estados Unidos;
  • 4 unidades no México;
  • 2 unidades na Alemanha.

Braskem na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Braskem ocorreu em 1978 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações BRKM3, que são suas ações ordinárias, e ações BRKM6/BRKM5, que são suas ações preferenciais.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Braskem é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Braskem que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 2,86% das ações BRKM3 e 76,73% das ações BRKM6/BRKM5 de Braskem estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de BRKM3, o tag along é de 100%, e de BRKM6/BRKM5, o tag along é também de 100%.

Diferença entre as ações BRKM5 e BRKM3

A principal diferença entre as ações da Braskem é que as ações ordinárias (BRKM3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (BRKM5) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações BRKM5 e BRKM3?

Para declarar as ações da Braskem no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "42.150.391/0001-70";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BRKM3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Braskem pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Braskem na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações BRKM3, BRKM5, BRKM6 paga mais dividendos.