Braskem (BRKM5) firma parceria com startup para desenvolver tecnologias de conversão de CO2

Escrito por:

Beatriz Stanis

Braskem (BRKM5) anuncia parceria com startup norte-americana para conversão de CO2 industrial. A Braskem (BRKM5) divulgou quinta-feira, 11, que estabeleceu uma parceria com a startup norte-americana New Iridium, sediada no Colorado, com o objetivo de desenvolver tecnologias para a conversão de dióxido de carbono (CO2) gerado por operações industriais.

Em comunicado, a empresa petroquímica destaca que a parceria com a New Iridium se concentra na utilização da fotocatálise, uma especialidade da startup, como meio de conversão do CO2. Essa solução combina o uso de fontes luminosas (LEDs) e CO2 proveniente de emissões industriais, juntamente com matérias-primas de baixo custo.

A Braskem explica que a tecnologia, ainda em fase inicial de desenvolvimento, visa criar produtos químicos com menor pegada de carbono, com potencial para mitigar significativamente as emissões de CO2, incorporando-o a um produto químico final. "A iniciativa da Braskem em parceria com a New Iridium irá explorar as possibilidades e alternativas de reutilização do CO2 gerado em nossas operações por meio da fotocatálise", destaca Gus Hutras, responsável pela área global de Tecnologia de Processos da Braskem.

O projeto se enquadra perfeitamente no portfólio de inovação da Braskem para soluções mais sustentáveis, em que tecnologias promissoras como a fotocatálise podem desempenhar um papel de destaque na conversão do CO2, acrescenta a empresa.

Essa parceria com a Braskem representa a primeira incursão da New Iridium no setor de commodities. Após o investimento inicial, os trabalhos foram iniciados na primeira etapa, focando na produção de provas de conceito desses processos químicos.

Ambas as empresas têm como objetivo estabelecer, em 2023, as bases para novos investimentos, a fim de viabilizar as próximas etapas de desenvolvimento, que incluem o escalonamento e a industrialização da tecnologia.

Mais lidas da semana