Ações Banestes BEES4, BEES3

Banco Estado do Espirito Santo SA

O Banestes (ações BEES3, BEES4) é um banco múltiplo controlado pelo estado do Espírito Santo detém a maior rede bancária do estado do Espírito Santo. Compõe, com mais três empresas (Banestes Seguros S.A., Banestes Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários S.A. e Banestes Administradora, Corretora de Seguros, Previdência e Capitalização Ltda.), o Sistema Financeiro Banestes. Ver mais

Conheça Banestes ações BEES4, BEES3

O Banestes é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código BEES4, BEES3 na B3.

O Banestes (ações BEES3, BEES4) compõe, atualmente, três empresas, sendo elas: Banestes Seguro S.A., Banestes Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários S.A. e Banestes Administradora, Corretora de Seguros, Previdência e Capitalização Ltda.

O Banestes está em todos os municípios do Espírito Santo, em 78 localidades, com 865 pontos de atendimento, de modo a oferecer um amplo portfólio de produtos bancários para pessoas físicas e jurídicas.

O governo do Espírito Santo detém uma porcentagem de mais de 90% de participação acionária, o que o torna responsável pela tomada de decisões do banco. A estratégia da instituição para crescimento é a expansão da carteira de crédito para as empresas do estado, fidelização de clientes para a consolidação da marca Banestes no estado e investimento em tecnologia.

As pessoas físicas podem usufruir de uma gama de serviços do Banestes, tais como crédito pessoal, cheque especial, cartão de crédito e débito (a instituição tem a própria bandeira Banescard ou a tradicional bandeira Visa), financiamento de bens e imobiliário, seguros (de vida, residencial, de veículos, acidentes), depósitos e pagamentos, abertura de conta poupança e investimentos (fundos de ações, LCIs e CRIs, entre outros).

O Banestes oferece aos clientes corporativos: linhas de crédito para investimento, linhas de crédito para agricultura e pecuária, linhas de crédito empresarial, microcrédito, operações de recursos do BNDES, prestação de serviços e administração de recursos de terceiros e cobrança de títulos, entre outras opções.

O Banestes (ações BEES3, BEES4) funciona para o aprimoramento do estado do Espírito Santo. Com a presença consolidada nessa localização, o banco é essencial para o crescimento dela. O banco expressa que é a sua função social “gerar valor à sociedade, por meio de atividades bancárias, contribuindo com o desenvolvimento econômico sustentável do ES, colaborando com a democratização do crédito e a inclusão financeira local”.

História do Banestes

Fundado em 1937, o Banco do Estado do Espírito Santo S.A. é uma entidade de economia mista e negociada na Bolsa de Valores brasileira, sendo um banco controlado pelo governo do Espírito Santo. Nasceu sob o nome de Instituto de Crédito Agrícola do Espírito Santo (Ruralbank) e ofereceu crédito às atividades econômicas do estado na época, especialmente nas lavouras de café, na pecuária de corte e na produção de leite.

A década que seguiu a criação do banco, 1940, foi de recessão para o estado do Espírito Santo, que experienciou a seca, a guerra e a estagnação econômica. Juntamente com a crise, o Governo Getúlio Vargas veio para trocar a moeda, os réis pelo cruzeiro, o que exigiu do banco mais um esforço extra para gerenciar tal troca.

Nos anos 50 e 60, o Banestes (ações BEES3, BEES4) acompanhou o processo de industrialização do país. O tradicional modelo agrário que vigorava no estado, o qual representava o motivo de o banco ter sido criado em primeiro lugar, precisou ser transformado para comportar e acompanhar a chegada das novas indústrias.

Na década de 70, atendendo uma medida do Banco Central de uniformizar os nomes dos bancos estaduais, o Ruralbank passa a ser chamado de Banestes (Banco Estadual do Espírito Santo), nome que permanece até os dias atuais. A partir daí, o banco que havia experienciado tempos turbulentos, começa a acompanhar o restante do país, no conhecido Milagre Econômico Brasileiro.

Infelizmente, a década de 80 não foi tão próspera. Mais uma crise mundial atinge o Brasil e os bancos são especialmente afetados. Nesse contexto, o Governo Federal lança o bem-sucedido plano de recuperação do sistema financeiro nacional, o Programa Estímulo à Reestruturação e Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional.

Tal medida disponibiliza a opção de privatizar, federalizar ou controlar com capitalização as instituições financeiras no país. O Espírito Santo escolheu a terceira opção.

Entre 1990 e 1994, o Banestes (ações BEES3, BEES4) começa o seu processo de informatização, ligando serviços bancários com a tecnologia. Nos anos que se seguiram, o banco ampliou a sua área de atuação até chegar em todos os municípios do Espírito Santo.

Nos anos 2000, o Banestes continuou a crescer e se expandir, porém, não deixou de ser afetado pelas crises financeiras mundiais de 2008, e de 2016, de cunho nacional. Porém, o banco estava preparado para situações adversas. Atualmente, o Banestes, que iniciou suas atividades no ambiente agrícola, atende os habitantes do Espírito Santo e contribui imensamente com o desenvolvimento do estado.

Banestes na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações do Banestes ocorreu em 1977 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações BEES3, que são ações ordinárias, e ações BEES4, que são suas ações preferenciais.

Pontos importantes a serem analisados para as ações do Banestes é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações do Banestes que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 5,28% das ações BEES3 e 2,9% das ações BEES4 de Banestes estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de BEES3, o tag along é de 100%, e de BEES4, o tag along é também de 100%.

Diferença entre as ações BEES4 e BEES3

A principal diferença entre as ações do Banestes é que as ações ordinárias (BEES3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (BEES4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações BEES4 e BEES3?

Para declarar as ações do Banestes no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "28.127.603/0001-78";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BEES3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações do Banestes pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos do Banestes na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações BEES4, BEES3 paga mais dividendos.