Ações Banestes BEES4, BEES3

Banco Estado do Espirito Santo SA

O Banestes (ações BEES3, BEES4) é um banco múltiplo controlado pelo estado do Espírito Santo detém a maior rede bancária do estado do Espírito Santo. Compõe, com mais três empresas (Banestes Seguros S.A., Banestes Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários S.A. e Banestes Administradora, Corretora de Seguros, Previdência e Capitalização Ltda.), o Sistema Financeiro Banestes. Ver mais

Conheça Banestes ações BEES4, BEES3

Banestes é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o ticker BEES4, BEES3 na B3.

SETOR / SEGMENTOFinanceiro > Bancos

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

O Banestes (ações BEES3, BEES4) compõe, atualmente, três empresas, sendo elas: Banestes Seguro S.A., Banestes Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários S.A. e Banestes Administradora, Corretora de Seguros, Previdência e Capitalização Ltda.

O Banestes está em todos os municípios do Espírito Santo, em 78 localidades, com 865 pontos de atendimento, de modo a oferecer um amplo portfólio de produtos bancários para pessoas físicas e jurídicas.

O governo do Espírito Santo detém uma porcentagem de mais de 90% de participação acionária, o que o torna responsável pela tomada de decisões do banco. A estratégia da instituição para crescimento é a expansão da carteira de crédito para as empresas do estado, fidelização de clientes para a consolidação da marca Banestes no estado e investimento em tecnologia.

As pessoas físicas podem usufruir de uma gama de serviços do Banestes, tais como crédito pessoal, cheque especial, cartão de crédito e débito (a instituição tem a própria bandeira Banescard ou a tradicional bandeira Visa), financiamento de bens e imobiliário, seguros (de vida, residencial, de veículos, acidentes), depósitos e pagamentos, abertura de conta poupança e investimentos (fundos de ações, LCIs e CRIs, entre outros).

O Banestes oferece aos clientes corporativos: linhas de crédito para investimento, linhas de crédito para agricultura e pecuária, linhas de crédito empresarial, microcrédito, operações de recursos do BNDES, prestação de serviços e administração de recursos de terceiros e cobrança de títulos, entre outras opções.

O Banestes (ações BEES3, BEES4) funciona para o aprimoramento do estado do Espírito Santo. Com a presença consolidada nessa localização, o banco é essencial para o crescimento dela. O banco expressa que é a sua função social “gerar valor à sociedade, por meio de atividades bancárias, contribuindo com o desenvolvimento econômico sustentável do ES, colaborando com a democratização do crédito e a inclusão financeira local”.

História do Banestes

Fundado em 1937, o Banco do Estado do Espírito Santo S.A. é uma entidade de economia mista e negociada na Bolsa de Valores brasileira, sendo um banco controlado pelo governo do Espírito Santo. Nasceu sob o nome de Instituto de Crédito Agrícola do Espírito Santo (Ruralbank) e ofereceu crédito às atividades econômicas do estado na época, especialmente nas lavouras de café, na pecuária de corte e na produção de leite.

A década que seguiu a criação do banco, 1940, foi de recessão para o estado do Espírito Santo, que experienciou a seca, a guerra e a estagnação econômica. Juntamente com a crise, o Governo Getúlio Vargas veio para trocar a moeda, os réis pelo cruzeiro, o que exigiu do banco mais um esforço extra para gerenciar tal troca.

Nos anos 50 e 60, o Banestes (ações BEES3, BEES4) acompanhou o processo de industrialização do país. O tradicional modelo agrário que vigorava no estado, o qual representava o motivo de o banco ter sido criado em primeiro lugar, precisou ser transformado para comportar e acompanhar a chegada das novas indústrias.

Na década de 70, atendendo uma medida do Banco Central de uniformizar os nomes dos bancos estaduais, o Ruralbank passa a ser chamado de Banestes (Banco Estadual do Espírito Santo), nome que permanece até os dias atuais. A partir daí, o banco que havia experienciado tempos turbulentos, começa a acompanhar o restante do país, no conhecido Milagre Econômico Brasileiro.

Infelizmente, a década de 80 não foi tão próspera. Mais uma crise mundial atinge o Brasil e os bancos são especialmente afetados. Nesse contexto, o Governo Federal lança o bem-sucedido plano de recuperação do sistema financeiro nacional, o Programa Estímulo à Reestruturação e Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional.

Tal medida disponibiliza a opção de privatizar, federalizar ou controlar com capitalização as instituições financeiras no país. O Espírito Santo escolheu a terceira opção.

Entre 1990 e 1994, o Banestes (ações BEES3, BEES4) começa o seu processo de informatização, ligando serviços bancários com a tecnologia. Nos anos que se seguiram, o banco ampliou a sua área de atuação até chegar em todos os municípios do Espírito Santo.

Nos anos 2000, o Banestes continuou a crescer e se expandir, porém, não deixou de ser afetado pelas crises financeiras mundiais de 2008, e de 2016, de cunho nacional. Porém, o banco estava preparado para situações adversas. Atualmente, o Banestes, que iniciou suas atividades no ambiente agrícola, atende os habitantes do Espírito Santo e contribui imensamente com o desenvolvimento do estado.

BEES4 e BEES3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Banestes ocorreu em 1977 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações BEES3, que são ações ordinárias, e ações BEES4, que são suas ações preferenciais.

Itens importantes a serem analisados para as ações de Banestes é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 5.28% das ações BEES3 e 2.90% das ações BEES4 de Banestes estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de BEES3, o tag along é de 100%, e de BEES4, o tag along é também de 100%.

Dividendos Banestes

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Banestes na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações BEES4, BEES3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações BEES3 e BEES4

A principal diferença entre as ações de Banestes é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.