A Taesa, por meio de suas ações TAEE4 e TAEE11, anunciou na última quinta-feira, 1°, um avanço significativo para seus projetos de transmissão de energia em Santa Catarina. O Instituto do Meio Ambiente do estado concedeu a licença de instalação (LI) para os trechos das Linhas de Transmissão (LT) Abdon Batista – Videira e Abdon Batista – Barra Grande. Esta licença também inclui a ampliação das subestações SE Barra Grande, SE Abdon Batista e SE Videira, que fazem parte das instalações da concessão Pitiguari Transmissora de Energia Elétrica.
Esta conquista da licença é um marco crucial para a Taesa, pois possibilita o início das obras em todo o empreendimento. A concessão Pitiguari, integralmente controlada pela Taesa, é resultado do lote 10 do leilão de transmissão nº 01/2022, realizado em junho de 2022.
Financeiramente, o projeto Pitiguari destaca-se por uma Receita Anual Permitida (RAP) total de R$ 21,4 milhões para o ciclo 2023-2024, além de um Capex ANEEL estimado em R$ 243,2 milhões.
A RAP é a remuneração atribuída às transmissoras pela prestação do serviço público de transmissão aos usuários do sistema.
Localizado em Santa Catarina, o empreendimento Pitiguari inclui aproximadamente 92,7 km de linhas de transmissão, dos quais 66,7 km são de circuito duplo. Segundo o cronograma estabelecido pela ANEEL, a expectativa é que Pitiguari esteja energizado até março de 2027, contribuindo significativamente para a infraestrutura de transmissão de energia na região.
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.