Renner (LREN3) anuncia fechamento de lojas físicas após período fraco para o varejo

Escrito por:

Beatriz Stanis

A Renner (LREN3) optou por reduzir o número de suas lojas físicas devido ao fraco desempenho do varejo no início do ano.

Durante um evento direcionado aos investidores, realizado na quinta-feira, 4, a empresa anunciou o fechamento de 20 lojas, incluindo 13 unidades da rede de decoração Camicado.

Essa decisão de encerrar as unidades da Camicado ocorre em um momento em que analistas descrevem os resultados da empresa no primeiro trimestre como "fracos". De acordo com o relatório da XP, o desempenho da varejista de moda ficou aquém das expectativas, devido a uma dinâmica desfavorável no varejo em um cenário macroeconômico desafiador no país. Além disso, foram apontados erros na gestão do negócio relacionados à seleção de produtos nas lojas. Em comparação com o mesmo período de 2022, o lucro líquido da Renner no primeiro trimestre deste ano foi 75,6% menor.

Os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday, que acompanham o setor, mencionaram que a empresa decidiu reduzir sua coleção de meia estação para controlar o estoque, o que agravou os efeitos negativos das condições climáticas na receita.

A deterioração do ambiente de negócios da Renner também foi influenciada pelo aumento da inadimplência no país, que atingiu 28,3% nos primeiros três meses do ano, um valor superior aos 22% registrados no mesmo período do ano anterior.

A varejista de moda não comentou sobre o fechamento das unidades de suas marcas quando questionada.

Mais lidas da semana