Oi (OIBR3) sai da recuperação judicial e dispara

Escrito por:

Marjoel Moreira

A Oi (OIBR3) teve nesta quarta-feira (14) o fim da sua recuperação judicial decretado pelo juiz da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Fernando Viana.

Após pouco mais de seis anos e depois de ter cumprido todas as obrigações assumidas no processo, a recuperação judicial da Oi foi encerrada.

A publicação da decisão, que deverá ser comunicada à Anatel e ao Ministério Público, deverá ser em 20 dias.

"Com o encerramento da recuperação judicial, e composição de seu bilionário endividamento, a gigante de telecom nacional ingressa hoje em sua nova fase, focada em modernos serviços digitais, com perspectiva de ser importante gerador de caixa e de empregos, de relevante atuação social – situação diametralmente oposta quando do ingresso da recuperação, quando a dívida acumulou o vertiginoso patamar de 65 bilhões de reais.", destacou o Juiz.

A Oi entrou em recuperação judicial em 2016 com dívidas de R$ 65 bilhões e cerca de 55 mil credores. Atualmente a empresa ainda tem uma dívida alta de mais de R$ 20 bilhões. A expectativa que com a saída da recuperação judicial, a Oi possa ter acesso a empréstimos a custos mais baixos.

"Encerra-se o processo com a certeza de ter cumprido a missão constitucional de prestar a jurisdição com responsabilidade, de prestigiar o princípio da preservação da empresa, de resguardar o inegociável interesse público, de garantir o respeito à decisão da maioria dos credores, de fomentar a atividade econômica nacional pelo incentivo às melhores práticas empresariais", diz ainda o Juiz.

Com a notícia, as ações preferenciais da Oi disparam mais de 79% no pregão desta quinta-feira (15).

Oi sai da recuperação judicial e dispara

Mais lidas da semana