Mudança de comando na Oi (OIBR3): Mateus Bandeira assume como novo Diretor Presidente

Escrito por:

Beatriz Stanis

A Oi (OIBR3), atualmente em processo de recuperação judicial, anunciou nesta quinta-feira, 18, que Rodrigo Modesto de Abreu não continuará como diretor presidente após o término de seu mandato atual, no final de janeiro. A decisão foi tomada em mútuo acordo entre Abreu e o conselho de administração da empresa.

Em comunicado importante, a Oi enfatizou a contribuição significativa de Abreu durante seus dois mandatos. Ele esteve à frente das mudanças estratégicas da empresa, focando especialmente no segmento de fibra ótica, na constituição da unidade Oi Soluções, na alienação de ativos significativos, na redução de custos operacionais, além de liderar negociações com a Anatel para ajustar o contrato de concessão da telefonia fixa (STFC) e dar início às conversas com credores para assegurar a viabilidade de longo prazo da Oi.

Após a conclusão de seu mandato como diretor presidente, Abreu permanecerá vinculado à empresa, atuando como membro do conselho de administração. A pedido do próprio conselho, ele continuará engajado ativamente nas negociações com credores, contribuindo para o desenvolvimento do novo plano de recuperação judicial, que deve ser apresentado até o final de janeiro, e na finalização das tratativas com Anatel, TCU e AGU, buscando resolver as pendências relacionadas à concessão do STFC e sua transição para um modelo de autorização.

Para substituir Abreu, o conselho de administração da Oi escolheu Mateus Affonso Bandeira, membro ativo e independente do próprio conselho, onde até então liderava o comitê de gente, nomeações e governança. Bandeira assume a posição com a missão de continuar o processo de transformação já iniciado, finalizar os acordos necessários para a aprovação do plano de recuperação judicial na Assembleia Geral de Credores e, posteriormente, ajudar na escolha de um novo CEO para implementar o plano a longo prazo, conforme declarado pela Oi.

Além de seu papel na Oi, Bandeira também faz parte dos conselhos da Vibra Energia (VBBR3), Intelbrás e Marcopolo, e possui experiência prévia como CEO da Falconi Consultoria e do Banrisul (BRSR6), além de ter atuado como Secretário de Estado no governo do Rio Grande do Sul.

Mais lidas da semana